No passado dia 1 de Julho, teve lugar a sessão de encerramento do XXVI Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), em Díli, Timor-Leste. Na ocasião, o Reitor da Universidade de Macau (UM), Professor Doutor Wei Zhao, proferiu um discurso em português. O responsável da UM frisou o papel importante da AULP, no fortalecimento das relações de cooperação entre a UM e as universidades de língua portuguesa e afirmou que a UM, a presidir à AULP, irá continuar a promover a comunicação entre os membros da Associação, em prol do desenvolvimento das universidades de língua portuguesa no mundo.

Durante o seu discurso, o Doutor Alexis Tam, afirmou que a língua portuguesa é um dos maiores instrumentos que todos os países e regiões que fazem parte da AULP têm, e nessa medida, Macau, com um legado de 5 séculos de língua portuguesa, tem o português como marca identitária. Mais afirmou que, o que se espera das universidades reunidas no Encontro da AULP é um diálogo intercultural, no respeito pela essência e singularidade de cada instituição de ensino, assim como cooperação institucional e científica, por ser essa a essência das universidades.

Por outro lado, esta política de reforço do investimento no ensino da língua portuguesa está ainda alicercado no plano estratégico, emanado do Governo Central da República Popular da China, denominado “Uma Faixa, Uma Rota”.

Por esta mesma ocasião, foi assinado um memorando de entendimento entre a UM e a Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), instituição de acolhimento deste Encontro, com o objectivo de promover a cooperação científica e a mobilidade académica entre as duas instituições.

A sessão de encerramento contou ainda com a presença do Ministro da Educação de Timor Leste, Dr. António da Conceição, o Secretário dos Assuntos Sociais e Cultura do Governo da RAEM, Dr. Alexis Tam Chon Weng e o Reitor da UNTL, Professor Doutor Francisco Martins.

A agenda do XXVI Encontro da AULP abordou diversos aspectos em torno da mobilidade académica e da globalização no espaço da CPLP e Macau. Foram debatidos diversos temas tais como: políticas e estratégias de viabilização da mobilidade académica nos países lusófonos, difusão e desenvolvimento da língua portuguesa e desafios das instituições de ensino superior da AULP.

Na reunião da Assembleia Geral da AULP, que decorreu no mesmo dia, ficou decidido que o próximo Encontro da AULP terá lugar na Universidade de Campinas, Brasil.

É de recordar que durante o XXIV Encontro da AULP em Macau, a Universidade de Macau foi eleita para a presidência da AULP, no triénio 2014-2017. A AULP reúne mais de 140 universidades e instituições de ensino e investigação dos países da CPLP e Macau e tem como missão facilitar a comunicação entre os membros, em prol do desenvolvimento colectivo do ensino e da língua portuguesa no mundo.

Source: Gabinete do Reitor

Informações de Contacto de imprensa:

Communications Office, University of Macau

Albee Lei  Tel:(853) 88228004