Ontem (21 de Janeiro), a Universidade de Macau (UM) acolheu uma cerimónia de outorga de um grau honorário em Fo Guang Shan, Taiwan. O Presidente do Conselho da Universidade Tse Chi Wai outorgou, em nome do Chefe do Executivo da RAE de Macau e Chanceler da UM Chui Sai On, um grau de Doutor em Humanidades honoris causa ao Mais Venerável Mestre Hsing Yun, fundador da Ordem Budista Fo Guang Shan, em reconhecimento pelas suas notáveis contribuições para os assuntos culturais e sociais.

Lei Pui Lam, presidente da Comissão para os Graus e Títulos Honorários; Wei Zhao, reitor da UM; Haydn Chen, vice-reitor (assuntos dos estudantes) da UM; Hao Yufan, director da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas; Paul Pang, escrivão da UM; Liu Yanshen, professor da Universidade Normal Central da China, e numerosos convidados e discípulos do Mestre Hsing Yun de todo o mundo, assistiram à cerimónia e transmitiram as suas felicitações ao Mestre Hsing Yun pela outorga do grau honorário. A delegação da UM chegou ao Mosteiro Fo Guang Shan em Kaohsiung, Taiwan, na tarde de ontem, foi calorosamente recebida pelo Mestre Hsing Yun, fundador da Ordem Budista Fo Guang Shan. A cerimónia de outorga teve lugar no Centro de Transmissões Dharma. Mais de 1.000 discípulos do Mestre Hsing Yun assistiram à cerimónia.

O Mestre Hsing Yun, disse o Reitor da UM Wei Zhao na sua citação, desenvolveu um sistema de filosofia do Budismo Humanista com palavras sábias e acções filantrópicas, e está empenhado em promover a coexistência harmoniosa de religiões diferentes. Ao longo das últimas sete décadas, o Mestre Hsing Yun não se poupou a esforços para promover a educação budista. Fundou um grande número de instituições educativas em todo o mundo, incluindo numerosas universidades, mais de 50 escolas chinesas, e 16 colégios budistas Tsung Lin Buddhist. Tem dado conferências inspiradoras na UM e na Associação para o Intercâmbio Cultural de Macau. O Reitor Wei Zhao frisou que a UM admira a forma como o Mestre Master Hsing Yun practica a sua fé religiosa, pela compaixão e pelas acções filantrópicas, bem como pelas suas notáveis realizações. O Reitor Wei Zhao mencionou que o Mestre Hsing Yun goza de um estatuto extremamente elevado entre os seus seguidores em Macau e que a sua reputação se espalha através de toda a cidade. A UM está profundamente honrada, fez notar o Reitor Wei Zhao, por ter criado uma ligação com o Mestre Hsing Yun. Após a citação, o Presidente do Conselho da UM Tse Chi Wai, na companhia de Lei Pui Lam e de Wei Zhao, entregaram o certificado do Grau de Doutor em Humanidades honoris causa ao Mestre Hsing Yun.

O Mestre Hsing Yun agradeceu à UM pelo grau honorário e disse que, de agora em diante, teria orgulho da UM. Disse que, durante toda a sua vida, não tinha recebido qualquer escolaridade formal, mas que, para os seus olhos, o mundo é em si uma universidade, e que dar o seu melhor para servir o mundo é praticar a Lei Universal. Disse, “O facto de a UM me ter outorgado este grau honorário mostra que não há um meio único para atingir grandes realizações na vida, e que todos os caminhos vão dar a Roma, enquanto uma pessoa se motivar para atingir os seus objectivos.” Tendo em conta o rápido desenvolvimento económico de Macau nos últimos anos, o Mestre Hsing Yun disse esperar que, fazendo uso da sua mistura distintiva das culturas oriental e ocidental, Macau poderá um dia transformar-se num centro para os estudos das religiões em que não haja uma diferenciação feita pelo homem entre as religiões. Disse também esperar poder um dia revisitar a UM no seu belo novo campus.

No decorrer da cerimónia, a UM presenteou o Mestre Hsing Yun com um trabalho de caligrafia efectuado por professores e estudantes da UM. Em sinal de apreciação, o Mestre Hsing Yun presenteou Tse Chi Wai e Lei Pui Lam com uma chaleira Zisha e com uma bacia de esmolas, e o Reitor Wei Zhao com o seu trabalho de caligrafia “Anuttara”. Explicou que “Anuttara” significa “o não-ultrapassado”, e falou do seu desejo de transmitir, através do trabalho de caligrafia, a sua esperança de que a UM continue a cumprir o seu papel de educar pessoas e de formar graduados não-ultrapassados para o mundo.