O Prof. Harry R. Lewis da Universidade de Harvard deu uma conferência pública sobre a educação geral e o papel moral das universidades no dia 31 de Outubro a convite da Universidade de Macau (UM). Nesta conferência, o Prof. Lewis falou sobre o lugar das universidades na sociedade e a actividade nuclear das universidades—a busca da verdade. Disse acreditar que as universidades deveriam salvaguardar a liberdade académica e a liberdade de expressão e deveria encorajar os docentes e os estudantes a procurar a verdade. Disse ainda pensar que a educação oral e a educação cívica estão gradualmente a ser substituídas e comprometidas por outros valores mais práticos, e que o advento da internet reduziu o papel das universidades na transmissão de conhecimentos aos alunos. Assim, agora talvez seja o momento para acentuar, uma vez, mais a missão moral das universidades, e a educação geral é, simultaneamente, um reflexo deste valor partilhado e um meio de transmitir este valor.