1.JPG
(à esquerda) Wei Zhao e Rui Martins representaram a UM a assinar o memorando de entendimento
2.JPG
 A delegação e as representativas da UM

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo Português, Prof. José Mariano Gago, visitou hoje a UM para testemunhar a assinatura de um Memorando de Entendimento entre a Universidade de Macau e os seus Laboratórios de Referência do Estado Chinês – Microelectrónica e Ciências Médicas Chinesas, e as Universidades Portuguesas, representadas pelo Conselho de Reitores – CRUP, e os Laboratórios de Investigação Associados Portugueses.

Este memorando visa a criação de uma rede de conhecimento para dinamização da investigação e estudos avançados, que irá permitir o reforço da cooperação académica entre Macau, Portugal e os Países de Língua Portuguesa. Participaram também na cerimónia o Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, Prof. António Rendas; o Presidente do Conselho da Universidade, Doutor Tse Chi Wai; o Reitor da UM, Prof. Wei Zhao; o Vice-Reitor (Assuntos Académicos), Prof. Simon Ho; o Vice-Reitor (Investigação), Prof. Rui Martins; e o Cônsul-Geral de Portugal em Macau, Dr. Manuel Carvalho; para além de diversos Directores de Faculdades, e outros professores.

O Ministro Mariano Gago adiantou que a assinatura do memorando simbolizou uma nova forma de cooperação académica internacional, indo as duas partes concentrar os seus recursos de investigação e formação de estudantes de pós-graduação. Além disso, o modelo de colaboração é semelhante ao que existe para a cooperação entre as Universidades Portuguesas e universidades de topo americanas, nomeadamente o MIT, a CMU, a Universidade de Harvard e a Universidade do Texas, em Austin.

O Professor António Rendas indicou que as universidades Portugal se encontram bem posicionadas nos rankings europeus e tem uma longa histórica de cooperação com a UM. Portanto, a assinatura deste memorando de entendimento é significativo, representou uma nova forma de cooperação académica internacional, e irá reforçar a ligação entre Portugal e Macau.

O Professor Rui Martins acredita que este memorando não só irá reforçar a formação avançada de estudantes tanto em Macau como em Portugal, mas também ajudará a reforçar a cooperação entre a UM e as universidades Americanas e dos países de língua Portuguesa. Após a assinatura do memorando, a delegação visitou o Laboratório de Referência do Estado em Circuitos Integrados em Muito Larga Escala Analógicos e Mistos e o novo campus da Universidade de Macau.