Legenda: (à esquerda) Prof. Wu Enhua e Sr. Zhu Jian

Na oitava conferência do Chinagrafo (Chinagraph’2010), uma comunicação de Zhu Jian, un doutorando do Departamento de Ciências de Computadores e de Informação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FST) da Universidade de Macau (UM), salientou-se, de entre um total de 242 comunicações, e recebeu o prémio de excelência. As outras duas comunicações que receberam os prémios de excelência eram do Instituto de Software da Academia Chinesa de Ciências e da Universidade de Zhejiang, respectivamente.

A conferência recebeu um largo apoio e resposta por parte de investigadores domésticos e estrangeiros em campos afins.Mais de 300 académicos de reputadas instituições e universidades, incluindo a Academia Chinesa de Ciências, a Microsoft Research (Investigação)Asia, a Universidade de Tsinghua, a Universidade de Pequim, a Universidade de Zhejiang e a Universidade de Nanjing, estiveram presents na conferência. A conferência recebeu um total de 242 candidaturas, a maior parte das quais relativas a trabalhos de investigação de doutorandos e abrangendo uma variedade de tópicos de investigação em gráficos de computador. Após uma de um exame extensive por parte dos pares da comissão do programa, foram seleccionadas 50 comunicações dealto nível para serem recomendados para publicação nos jornais Science in China, Journal of Computers, Journal of Software, Journal of Computer Aided Design and Computer Graphics, e International Journal of Virtual Reality. Foram seleccionadas 34 comunicações para serem apresentadas na conferência. Finalmente, foram votadas três melhores comunicações para receberem o Prémio de Excelência.

A comunicação intitulada “Simulation of Solid Burning Phenomenon in Real-time”, (Simulação do Fenómeno da Queima de Sólidos em Tempo Real) do Sr. Zhu Jian, ganhou um prémio de excelência por esta comunicação. As outras duas comunicações que ganharam igualmente o prémio de excelência eram do Instituto de Software da Academia Chinesa de Ciências e da Universidade de Zhejiang, respectivamente. O trabalho do Sr. Zhu foi supervisado pelo Prof. Wu Enhua, que é vice-director da FST e vencedor do Prémio para as Realizações em Chinagrafo CG no Chinagrafo 2002.
O Chinagrafo, patrocinado conjuntamente pela Fundação Nacional de Ciências Naturais da China, pela Federação de Computadores da China, pela Associação Chinesa de Automação, pela Associação Chinesa para a Simulação de Sistemas, pela Sociedade Chinesa de Imagens e Gráficos, pela Sociedade Chinesa de Engenharia de Gráficos e pela Sociedade de Hong Kong para a Computação de Multimédia e Imagem, é uma conferência académica de alto níve sobre os gráficos efectuados por computador na China. Tornou-se um fórum importante para os académicos chineses no campo dos gráficos efectuados por computador.

Os jornais domésticos mais importantes sobre ciências e engenharia computacionais, incluindo Science in China, Journal of Computers, Journal of Software, Journal of Computer Aided Design and Computer Graphics, disponibilizam as suas edições especiais para a publicação de comunicações seleccionadas de entre as da conferência. A Conferência do Chinagrafo tem lugar bi-anualmente e a primeira conferência teve lugar em 1996. De cada vez, entre duas e quarto excelentes comunicações são premiadas pela comissão da conferência. Em 2000, foram criados dois prémios profissionais, o Chinagraph CG Achievements Award (Prémio do Chinagrafo CG para as Realizações) e o Chinagraph CG Outstanding Contribution Award Prémio do Chinagrafo CG para a Contribuição Notável), sendo cada um deles atribuído a um professional distinto no campo do CG na China. Os beneficiaries destes dois prémios são também seleccionados pela comissão da conferência.