1.JPG
(Da 2ª da esquerda): Chan Kai Ian, Li Wenjing, e Ho U Teng foram estudar em França em meados de Julho

Ultimamente, três estudantes da Universidade de Macau (UM) foram para França para frequentar um programa de estudos de três semanas graças a bolsas de estudo concedidas pelo Consulado Geral da França em Hong Kong e Macau. Disseram que irão aproveitar esta oportunidade de ouro para aperfeiçoarem os seus conhecimentos de Francês e usufruírem das proverbiais elegância e romance, bem como da profunda cultura francesa.

Concedidas pelo Consulado Geral da França em Hong Kong e Macau a estudantes terciários locais que estudam Francês e alcançam a excelência na Alliance Française de Macau, estas bolsas de estudo visam encorajar os estudantes a ir para França a fim de aperfeiçoarem o seu Francês. De entre os quatro bolseiros deste ano, três são da UM. São eles Ho U Teng da Faculdade de Educação na área principal de Inglês, Chan Kai Ian da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas na área principal de Comunicação em Inglês e o mestrando Li Wenjing da Faculdade de Direito. O trio partiu para Montpellier, uma cidade no sul da França, em meados de Julho para frequentar um programa de estudos de três semanas no Institut Linguistique du Peyrou (Instituto Linguístico do Peyrou). Para além de disciplinas de língua e de gramática, terão também largas oportunidades de visitar diferentes locais e de interagir com os locais a fim de ganharem experiência, em primeira mão, da profunda cultura francesa, bem como da atmosfera cativante de elegância e romantismo do país.

Apaixonado de literatura, teatro e tradução, Ho U Teng decidiu estudar Inglês na UM devido ao ambiente de aprendizagem multilingue que esta lhe oferecia. Estuda Francês nos seus tempos livres, na esperança de que o conhecimento da língua lhe dê directamente acesso à multifacetada cultura francesa. Congratulou-se pela viagem, dizendo esperar encontrar estudantes de todo o mundo, alargar os seus horizontes, e aprender, em primeira mão, algo sobre a literatura, a arte, o teatro franceses, bem como sobre o modo de vida do povo francês. o sonho de Chan Kai Ian é tornar-se jornalista profissional. Ser jornalista implica ter de encontrar e entrevistar pessoas de diferentes países, de modo que o domínio de uma língua estrangeira pode constituir uma verdadeira mais-valia. Chan estuda Francês nos seus tempos livres Disse que, ainda que aprender uma língua estrangeira não seja tarefa fácil, o progresso entre o desconhecimento do ABC da língua e o ser capaz de compreender alguns artigos relativamente fáceis pode ser extremamente gratificante e faz valer a pena todo o esforço desenvolvido. Ao ser interrogada sobre a viagem a França, respondeu que esperava fazer lá alguns amigos e sentir a atmosfera artística dos festivais de arte locais.

O estudo de Li Wenjing centra-se no Direito da União Europeia. Estudante aplicada com uma agenda super-lotada, Li precisa de devorar um mar de literatura sobre a matéria. O seu progresso gradual na língua francesa tornou a recolha de dados e o estudo muito mais fáceis, uma vez que uma parte da literatura está escrita em Francês. Incondicional há já alguns anos dos filmes franceses, Li disse que ver filmes se tornou não apenas uma forma de aperfeiçoar o seu Francês mas ainda de reduzir o seu stress. Expressou gratidão para com a Alliance Française de Macau por lhe proporcionar esta maravilhosa oportunidade, acrescentando que iria valorizar esta oportunidade de forma a não a desapontar nas suas grandes expectativas em relação a ela.