A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) realizou a sua reunião do Conselho de Administração em Lisboa, Portugal, presidida pelo Prof. Doutor João Nuno Calvão da Silva, Presidente da AULP e Vice-Reitor da Universidade de Coimbra. A Universidade de Macau (UM), na qualidade de Vice-Presidente da Associação, foi representada pelo Vice-Reitor da UM, Prof. Doutor Rui Martins, que participou na reunião.

O Conselho de Administração aprovou o relatório de actividades e as contas de 2023, bem como o orçamento para 2024. Adicionalmente, o Conselho de Administração analisou as diversas actividades da Associação, como a publicação da revista RILP (Revista Internacional de Investigação em Língua Portuguesa) recentemente indexada por várias bases de dados internacionais, o Prémio Fernão Mendes Pinto, atribuído anualmente à melhor dissertação de mestrado ou doutoramento em língua portuguesa, e também o programa Mobilidade da AULP, que este ano atraiu mais de 500 candidatos dos países e regiões de língua portuguesa (incluindo Macau), entre outros. A reunião confirmou também os resultados da selecção do Prémio Fernão Mendes Pinto para 2023.

Foi também confirmado que o XXXIII Encontro Anual da AULP terá como anfitriã a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e realizar-se-á de 24 a 26 de Junho de 2024 no Rio de Janeiro, Brasil. O Prof. Doutor Rui Martins propôs que o Encontro Anual da AULP em 2026 fosse realizado em Macau, uma proposta que foi bem aceite pelos membros do Conselho e que será discutida e confirmada na próxima reunião.

Durante a reunião, o Prof. Doutor João Nuno Calvão da Silva conferiu o diploma de Membro Honorário da AULP ao Prof. Doutor Rui Martins, em reconhecimento dos seus significativos contributos para a Associação ao longo dos anos. A honra, concedida a apenas a 5 pessoas no mundo, foi conferida ao Prof. Doutor Rui Martins em 2021, tendo sido formalmente entregue durante a reunião.