A Universidade de Macau (UM) realizou hoje (2 de Dezembro) a Cerimónia de Outorga dos Graus Académicos de Pós-graduação 2023. A Secretária para os Assuntos Sociais e Cultura da RAEM, Dr.ª Ao Ieong U, em representação do Chefe do Executivo da RAEM e Chanceler da UM afirmou que a UM alcançou resultados notáveis em vários domínios e que a sua reputação internacional tem continuado a crescer. Este ano, mais de 1.500 estudantes concluíram os seus cursos de doutoramento, de mestrado e de certificação/diploma de pós-graduação na universidade.

A Secretária Ao Ieong presidiu à cerimónia, também na presença do Presidente do Conselho da Universidade, Doutor Peter Lam Kam Seng, do Reitor, Prof. Doutor Yonghua Song, e dos Vice-Reitores Prof. Doutor Michael Hui, Prof. Doutor Rui Martins, Prof. Doutor Ge Wei, Prof. Doutor Mok Kai Meng e Doutora Xu Jian. Representantes da Assembleia da Universidade, do Conselho da Universidade e do Senado, bem como oficiais do governo, personalidades da comunidade, docentes e funcionários da UM e representantes dos estudantes também assistiram à cerimónia. Adicionalmente, foram instaladas zonas de transmissão em directo no campus para que os familiares e amigos dos graduados pudessem assistir à cerimónia.

No seu discurso, a Secretária Ao Ieong afirmou que a UM tem implementado activamente as políticas de ensino superior do Governo da RAEM. A universidade tem melhorado continuamente a qualidade do seu corpo docente, ensino e investigação, e tem alcançado resultados expressivos na expansão da cooperação regional e internacional, no fomento da inovação na investigação e na promoção da cooperação indústria-universidade-investigação. Consequentemente, a reputação internacional da UM tem vindo a aumentar de forma constante. É de salientar que a UM fez uma estreia impressionante no Times Higher Education World University Rankings 2024, assegurando a 193.ª posição e assim ficando colocada entre as 200 melhores universidades do mundo. O Governo da RAEM apoiará as instituições públicas locais de ensino superior, incluindo a UM, a explorarem oportunidades de desenvolvimento favoráveis na Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin, e prestará mais apoios ao ensino superior para alargar a reserva de quadros qualificados para o desenvolvimento de indústrias-chave em Macau. Incentivou ainda os graduados a demonstrarem o seu amor e empenho pelo País e por Macau, e a porem em prática o lema da UM “humanismo, honestidade, ética, erudição e sinceridade” de modo a contribuírem com a sua sabedoria e esforços em prol da robustez da política “Um País, Dois Sistemas”, do grande rejuvenescimento da Nação Chinesa e do avanço da civilização humana.

No seu discurso, o Reitor Song afirmou que: “A UM tem correspondido categoricamente aos requisitos de desenvolvimento da nova era, tem firmado a sua posição na vanguarda do desenvolvimento global do ensino superior e tem expandido proactivamente a sua rede de cooperação internacional. Como resultado, os padrões de funcionamento e a influência académica da universidade têm sido continuamente aprimorados, rumo a se tornar numa universidade de excelência reconhecida internacionalmente. Ademais, à bolina da construção da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin, a universidade tem vindo a planear activamente o desenvolvimento da investigação científica e da inovação, da cooperação indústria-universidade-investigação, tendo alcançado resultados promissores na construção de uma base de referência para a cooperação entre a indústria, a academia e a investigação da UM em Hengqin”. O Reitor Song congratulou-se com os resultados encorajadores alcançados pelas equipas de professores e estudantes da UM em matéria de investigação e desenvolvimento. Alguns destes resultados já foram postos em prática, contribuindo para o desenvolvimento das indústrias da saúde e da alta tecnologia na Região da Grande Baía. Deu também três conselhos aos graduados: “Em primeiro lugar, devemos ousar enfrentar as dificuldades e as tribulações. Em segundo lugar, devemos aplicar o que aprendemos e procurar constantemente a inovação. Em terceiro lugar, tenham objectivos ambiciosos e a coragem de assumir responsabilidades”.

No seu discurso, Lei I Teng, representante dos graduados deste ano, expressou a sua gratidão aos seus pais e professores. Expressou que: “Houve alturas em que duvidámos de nós próprios quando recebemos uma classificação menos positiva, deixámo-nos emaranhar nas opiniões dos outros quando os nossos esforços não foram reconhecidos, encalhámo-nos no pesadelo do fracasso quando cometemos lapsos. Mas recordemos e orgulhemo-nos de quem somos. Nós, os graduados da UM, viveremos com as virtudes que a Universidade nos inculcou.  Nós, os graduados da UM insuperáveis, maximizamos sempre o nosso potencial e envidamos os nossos mais valorosos esforços”. Também encorajou os graduados, desejando-lhes que mantenham a paixão, a positividade e a coragem perante as adversidades.

Este ano, foram formados 1.527 estudantes de cursos de pós-graduação da Faculdade de Letras, da Faculdade de Gestão de Empresas, da Faculdade de Educação, da Faculdade de Ciências da Saúde, da Faculdade de Direito, da Faculdade de Ciências Sociais, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, do Instituto de Física Aplicada e Engenharia de Materiais, do Instituto de Ciências Médicas Chinesas, do Instituto de Inovação Colaborativa e do Instituto de Microelectrónica. De entre os graduados, 293 são de cursos de doutoramento, 1.184 de cursos de mestrado e 50 de cursos de certificação/diploma de pós-graduação.