O Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, João Nuno Calvão da Silva, liderou uma delegação em visita à Universidade de Macau. Durante a visita, as duas instituições realizaram uma cerimónia de oferta de livros e de reconhecimento, agradecendo a contribuição de dois professores da Faculdade de Direito da Universidade de Macau para a academia; as duas universidades também assinaram um acordo de cooperação e realizaram a cerimónia de inauguração do "Laboratório Conjunto de Envelhecimento Cognitivo", aprofundando assim a cooperação em ensino e pesquisa.

O Reitor da Universidade de Macau, Yonghua Song, e o Vice-Reitor Rui Martins, juntamente com João Nuno Calvão da Silva, reuniram-se e discutiram questões relacionadas com o aprofundamento da investigação científica e académica, a formação de talentos e a cooperação interdisciplinar, na esperança de impulsionar conjuntamente a colaboração e intercâmbio entre as instituições de ensino superior de Macau e Portugal.

Na cerimónia de oferta de livros, Rui Martins, o Director da Faculdade de Direito, Tong Io Cheng, e João Nuno Calvão da Silva partilharam os seus pontos de vista e impressões sobre o livro de João Calvão da Silva, "Sinal e Contrato-Promessa". Rui Martins e Tong Io Cheng expressaram o seu respeito pelas extraordinárias contribuições de João Calvão da Silva para o campo jurídico e a sua ligação especial a Macau, destacando o profundo impacto da versão chinesa do livro no mundo jurídico. João Nuno Calvão da Silva agradeceu à Universidade de Macau pela tradução do livro.

Posteriormente, a Universidade de Coimbra conferiu a Augusto Teixeira Garcia e a Manuel Trigo, professores associados da Faculdade de Direito da Universidade de Macau, o título honorífico de "Embaixador Alumni", reconhecendo as suas excepcionais contribuições para a universidade e a comunidade académica. João Nuno Calvão da Silva elogiou altamente as realizações e contribuições dos dois premiados, entregando-lhes certificados e diplomas.

Além disso, Rui Martins e João Nuno Calvão da Silva representaram as duas universidades na assinatura do acordo-quadro para o estabelecimento do laboratório conjunto e presidiram a cerimónia de inauguração. Ambas as partes irão utilizar as suas vantagens académicas e recursos de pesquisa nas áreas do envelhecimento cognitivo e da neurofisiologia, integrando conhecimento especializado, desenvolvendo pesquisa cooperativa e formando talentos em disciplinas relacionadas. As duas universidades esperam criar um ambiente de sinergia através da cooperação, promover a troca de conhecimentos, realizar pesquisa interdisciplinar e inovação no estudo do envelhecimento cognitivo, impulsionando o desenvolvimento do ensino superior e da pesquisa científica em Portugal e Macau, e contribuindo para o entendimento científico da academia, da sociedade e dos campos relacionados.

O Director interino do Instituto de Inovação Colaborativa da Universidade de Macau, Xu Chengzhong, o Director do Centro de Pesquisa em Cognição e Ciências Cerebrais, Yuan Zhen, e vários representantes da Universidade de Coimbra também participaram do evento.

Source: Faculty of Law, Institute of Collaborative Innovation
Media Contact Information: