A Universidade de Macau (UM) realizou hoje (10 de Junho) a Cerimónia de Graduação de 2023. A Secretária para os Assuntos Sociais e Cultura da RAEM, Dr.ª Ao Ieong U, em representação do Chefe do Executivo da RAEM e Chanceler da UM, afirmou, na cerimónia deste ano, que a universidade tem alcançado um crescimento notável, enquanto tem contribuído continuamente para a Nação e para Macau.

A Secretária Ao Ieong presidiu à cerimónia, na presença também do Presidente do Conselho da Universidade, Doutor Peter Lam Kam Seng, do Reitor da UM, Prof. Doutor Yonghua Song, e dos Vice-Reitores Prof. Doutor Michael Hui, Prof. Doutor Rui Martins, Prof. Doutor Ge Wei, Prof. Doutor Mok Kai Meng e Doutora Xu Jian. Representantes da Assembleia da Universidade, do Conselho da Universidade e do Senado, bem como oficiais do Governo, personalidades da comunidade, docentes e funcionários da UM e representantes dos estudantes também assistiram à cerimónia. Foram instaladas três zonas de transmissão em directo no campus para que os familiares e amigos dos graduados pudessem assistir à cerimónia, enquanto os que não puderam estar presentes assistiram ao evento através do serviço de transmissão online da universidade.

No seu discurso, a Secretária Ao Ieong afirmou que o Governo da RAEM continua a envidar todos os esforços no desenvolvimento do ensino superior. “A UM tem vindo a trabalhar proactivamente em conformidade com as estratégias de desenvolvimento nacional e as linhas de acção do Governo da RAEM. Deste modo, para além de ter alcançado progressos significativos no seu próprio desenvolvimento, a instituição tem vindo a contribuir constantemente para Macau e para a Nação”. Acrescentou que, para se alinhar com os objectivos de desenvolvimento estabelecidos para Macau pelo País, o governo da RAEM tem vindo a formular activamente políticas e medidas para formar, reter e atrair talentos, no intuito de criar reservas de quadros de alta qualidade de todos os níveis para apoiar o desenvolvimento social e económico local. “UM deverá alavancar ainda mais as suas condições e características favoráveis, facultando quadros qualificados e uma dinâmica inovadora para a implementação estável e duradoura do princípio de “Um País, Dois Sistemas” em Macau. Deverá dedicar-se também à concretização das estratégias nacionais de desenvolver o País através da ciência e educação, de fortalecer o País com talentos, e promover o progresso com recurso à inovação. Neste sentido, a UM poderá dar os seus contributos para a grande revitalização da Nação Chinesa e para a construção de uma comunidade de futuro compartilhado da humanidade”.

No seu discurso, o Reitor Song dirigiu-se aos graduados dizendo que: “Durante os últimos quatro anos de vida universitária, vivenciaram três anos de epidemia da COVID-19. Neste período atípico, experienciaram um crescimento excepcional, demonstraram a tenacidade das vossas convicções e o vosso valoroso brio, assim como revelaram as virtudes e graça que se esperam dos jovens nesta nova era”. Acrescentou que, embora o mundo, os tempos a história estejam a transformar-se de uma forma sem precedentes, deveriam possuir as qualidades, a coragem e a determinação necessárias para navegar os mares tempestuosos, enfrentar as mudanças, agarrar as oportunidades e viver uma vida com significado. “Dito isto, gostaria de partilhar convosco três pontos que são tanto minhas expectativas como são conselhos. Em primeiro lugar, espero que tenham a coragem de procurar novos conhecimentos e de continuar a aprender ao longo da vida; em segundo lugar, espero que assumam a responsabilidade desta nova era e que dêem proveito ao vigor da juventude; e em terceiro lugar, espero que persigam ideais ambiciosos tendo em mente a vossa Pátria e o mundo”.

Victoria Lau, a representante dos estudantes, expressou no seu discurso que, com o apoio da universidade, pôde realizar projectos de investigação, embarcar numa viagem de intercâmbio para a Universidade de Pequim e participar em diversas competições de nível mundial. “A eclosão da COVID teve uma influência profunda nos nossos estudos, porém, não influenciou a nossa vontade de aprender. Os pesadelos tentaram invadir os nossos sonhos, mas a cada investida ficámos mais fortes, mais corajosos, mais sábios”, disse Lau, que também encorajou os seus colegas licenciados a serem corajosos e a perseguirem os seus sonhos, mesmo nos momentos mais sombrios.

Este ano, mais de 1.700 estudantes de cursos de licenciatura da Faculdade de Letras, da Faculdade de Gestão de Empresas, da Faculdade de Educação, da Faculdade de Ciências da Saúde, da Faculdade de Direito, da Faculdade de Ciências Sociais e da Faculdade de Ciências e Tecnologia, receberam os seus certificados de graduação. Entre estes estudantes, 126 concluíram programas administrados pelo Colégio de Honra.

Adicionalmente, a Guarda de Honra da Bandeira Nacional da UM realizou uma cerimónia de hasteamento da bandeira às 8h00 do dia da Cerimónia de Graduação, na Praça do Lótus, para transmitir os votos de felicidades a todos os recém-licenciados. A cerimónia contou com a presença de representantes dos graduados de todos os colégios residenciais, bem como dos seus familiares e amigos.