Departamento de Português da Universidade de Macau publica resultados da Conferência Internacional “Confluências em Língua Portuguesa: Linguística, Literatura e Tradução” na revista internacional Diacrítica

Em Maio de 2018, o Departamento de Português da Universidade de Macau organizou o Congresso Internacional “Confluências em Língua Portuguesa: Linguística, Literatura e Tradução. Das muitas propostas recebidas e analisadas (os procedimentos de seleção e revisão dos artigos decorreram segundo o modelo de arbitragem duplamente cega por pares académicos) foram aceites comunicações de mais de 40 investigadores, professores e alunos de pós-graduação. Durante os 3 dias da Conferência os mais de 70 participantes, provenientes de várias instituições e países, nomeadamente Portugal, Brasil, Moçambique, França, Itália, Japão, China Continental e Macau, partilharam experiências, ideias e conhecimento na área do Português como Língua Estrangeira.

A comissão organizadora da conferência tinha, desde o início, como objectivo publicar as comunicações seleccionadas numa revista indexada. Esse projecto atingiu, neste mês de Julho, o seu corolário. Completa-se o percurso esperado e normal de uma conferência internacional, a publicação em revista internacional indexada. Em todo o Mundo é, cada vez mais, pedido aos Académicos que publiquem os resultados dos seus estudos e investigação em revistas de renome, conceituadas internacionalmente e devidamente indexadas. Entende-se que o trabalho que se faz, em termos de investigação e ensino, deve estar acessível aos pares e a qualquer outro indivíduo interessado.

É com agrado que o Departamento de Português anuncia agora a publicação de uma edição especial da revista Diacrítica dedicada ao tema da conferência. Diacrítica 32.2 intitulada Confluências em Português língua segunda/língua estrangeira/ língua de herança, contou também com a Professora Ana Nunes, do Departamento de Português, como editora convidada, e foi lançada online a 3 de Julho de 2019 e em papel no dia 18: ISSN:0870-8967 (versão impressa); 2183-9174 (versão digital). Site: https://doi.org/10.21814/diacritica.32.2

O Departamento de Português agradece a cooperação e apoio do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, Portugal, especialmente às Professoras Maria Micaela Ramon e Cristina Flores e a todos os que colaboraram neste trabalho.

Diacrítica é uma revista científica publicada em língua Portuguesa, de cariz multidisciplinar, dedicada aos estudos literários, culturais e linguísticos, editada pelo Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM). Desde 1986 que se tem vindo a fortalecer e é referência, a nível nacional e internacional. Segue o sistema de arbitragem científica por pares (double blind peer review) e está indexada na SciELO (Scientific Electronic Library Online), ERIH PLUS (European Reference Index for the Humanities and Social Sciences) e tem na Qualis a classificação de A1 (Letras/Linguística).

Origem de notícias: Faculdade de Letras

Contacto com média: