O Departamento de Português da Universidade de Macau (UM) realizou hoje (3 de Agosto) a cerimónia de encerramento do 32º Curso de Verão de Língua Portuguesa. O curso intensivo de três semanas atraiu 460 estudantes de diferentes origens culturais, de mais de dez países e regiões. Sob a orientação de 23 professores de língua portuguesa, os alunos estudaram juntos e comunicaram entre si em português. Os participantes estão muito satisfeitos com o curso, dizendo que a UM proporciona um ambiente muito bom para a aprendizagem de português, e que o curso não só melhorou as suas habilidades de conversação diária em português, mas também melhorou a sua compreensão das culturas dos países de língua portuguesa.

O curso deste ano atraiu um número recorde de estudantes da Austrália, Reino Unido, França, Índia, Japão, Coréia do Sul, Singapura, Estados Unidos, China continental, Hong Kong, Macau e Taiwan. No seu discurso, o Reitor da UM, o Professor Doutor Yonghua Song, disse que Macau desempenha o importante papel de uma ponte que liga a China aos países de língua oficial portuguesa. Por isso a UM dedica-se a promover os estudos da língua e cultura portuguesas, bem como a formação de profissionais da língua portuguesa. O curso deste ano deu continuidade à ênfase no aprofundamento da compreensão dos alunos sobre a história e a cultura portuguesa de Macau. O Reitor espera que os participantes do curso mantenham contato com a UM e se envolvam em mais intercâmbios académicos com a universidade.

Na cerimônia de encerramento, os alunos apresentaram uma amostragem do que aprenderam no curso. Alguns fizeram discursos em português, enquanto outros vestiram trajes tradicionais portugueses de diferentes regiões de Portugal, cantaram canções portuguesas e apresentaram danças folclóricas. Jessica Xavier, uma portuguesa nascida em Macau que viajou desde a Califórnia, Estados Unidos, a Macau para frequentar este curso, diz que beneficiou grandemente da aprendizagem diária de quatro horas de português no curso, o que a ajudou a dominar expressões portuguesas do quotidiano, e a integrar-se melhor na comunidade portuguesa local, tendo acrescentado que gostou de aprender português na UM. Outro estudante, Hector SungHyun Park, da Universidade de Estudos Estrangeiros de Hankuk, também está muito satisfeito com o treino intensivo de três semanas, dizendo que a UM proporcionou um ótimo ambiente de aprendizagem, o que lhe permitiu comunicar com estudantes de diferentes países em

português. Acrescenta que o curso melhorou muito as suas competências em língua portuguesa e vai ajudá-lo a realizar o sonho de um dia entrevistar o famoso jogador de futebol profissional português, Cristiano Ronaldo, em português fluente.

Tendo sido lançado em 1986, o Curso de Verão de Língua Portuguesa tem como objetivo treinar estudantes e profissionais bilíngues e promover a língua e a cultura portuguesas, através de cursos planeados para se adequarem ao nível de proficiência e às características dos alunos. Nos últimos 32 anos, o curso formou muitos profissionais bilíngues para Macau e outros países e regiões do mundo. O curso deste ano incluiu seis níveis, a saber, iniciação, básico, intermédio, avançado, superior e tradução em chinês / português, expondo os alunos à diversidade cultural e à complexidade da língua portuguesa.

Origem de notícias: Faculdade de Letras

Contacto com média: Departamento de Comunicação da Universidade de Macau

Albee Lei  Tel: (853) 88228004 Kelvin U Tel: (853) 88224322 E-mail: prs.media@um.edu.mo Página principal da Universidade de Macau: www.umac.mo