O reitor da Universidade de Macau (UM), Wei Zhao, informou ao presidente do Conselho da Universidade, Peter Lam que, ao terminar o presente mandato de reitor em 2018, irá deixar o respectivo cargo. A mesma mensagem foi comunicada, a 12 de Março, aos docentes e funcionários da UM. Lam, respeitando a vontade de Zhao, reconheceu e agradeceu, em nome do Conselho da Universidade, os seus contributos para o desenvolvimento da UM, durante os seus mandatos. Por outro lado, com o objectivo de garantir uma transição suave do trabalho, o Conselho oficialmente lançou, nos termos dos Estatutos da Universidade de Macau e dos respectivos regulamentos internos, o recrutamento internacional do novo reitor.

Lam expressou que, nos últimos anos, a UM conheceu um grande salto em termos do desenvolvimento global e conquistou uma maior projecção internacional, tendo obtido êxitos significativos na publicação de trabalhos de investigação científica e na formação de quadros. Na origem destes sucessos, estão, na opinião do presidente do Conselho da Universidade, os indispensáveis apoios políticos do governo central popular e do governo da Região Administrativa Especial de Macau, bem como o apoio  da comunidade local e  os esforços envidados pelos colegas da UM, liderados pelo reitor Wei Zhao.

Desde que assumiu as funções de reitor, em 2008, Wei Zhao liderou, com grande erudição e máximo entusiasmo e sentido de missão, os membros da UM, incentivando-os a ir mais longe, tendo transformado a UM, então uma instituição com projecção local, numa universidade influente na Ásia. Sob a liderança de Zhao, a UM alcançou progressos em várias áreas e reconhecimento global no mundo do ensino superior, que se reflecte na posição alcançada nos rankings internacionais de universidades, divulgados nos últimos anos.

Cabe agora ao Conselho da Universidade criar uma comissão de selecção para recrutar, a nível internacional e com base nos princípios de igualdade, de imparcialidade e de transparência, um novo reitor para a UM, que possa elevar a instituição para um novo patamar de desenvolvimento. O Conselho da Universidade irá comunicar, em tempo devido, a todas as partes envolvidas da UM, as informações relativas ao respectivo recrutamento. Espera-se que todos os membros da UM continuem a esforçar-se, em conjunto, por um futuro melhor da instituição.

Origem de notícias: Departamento de Comunicação

Contacto com média: