A Universidade de Macau, o Departamento de Português e o Centro de Investigação de Estudos Luso-Asiáticos (CIELA) organizam uma conferência internacional subordinada ao tema “Discursos Memorialistas e a Construção da História”, que terá lugar de 25 a 28 de Outubro. A conferência privilegiará o questionamento teórico e epistemológico das memórias, entendidas como “locais de construção da nação”, dos actores políticos nos processos históricos em Macau e nos países africanos de língua portuguesa (nos períodos coloniais e pós-independência).

As comunicações discutirão a análise metodológica de memórias escritas (em biografias, autobiografias, entrevistas, depoimentos) de actores políticos, sociais e culturais, examinando como tais memórias funcionam enquanto diferentes “lugares de memória”. Particular destaque será dado ao “lugar incomum” que Macau ocupa nas margens dos países de língua portuguesa, bem como aos seus actores políticos e seus escritos memorialistas, contribuindo para mapear os seus “lugares de memória”.

A conferência terá como principais eixos temáticos memória e identidade, discurso historiográfico e história oficial, memória pública e colectiva, ideologia nacional e escrita de si, no quadro das relações culturais e literárias no mundo de língua portuguesa, nomeadamente em Macau e em África.

Serão proferidas as palestras “Memória, História e Ficção: o significado das autobiografias”, pelo Prof. Lourenço do Rosário (U. Politécnica de Moçambique), “África e Africanos: Caminhos da Identidade Brasileira”, pelo Prof. Valdemir Zamparoni (U. Federal da Bahia), “Representações de Macau na Literatura Portuguesa”, pelo Prof. Mário Lugarinho (U. São Paulo) e “O Papel Pioneiro de Macau nas Relações Sino-Ocidentais: o Primeiro Museu (1829-1834) e a Biblioteca de Língua Inglesa (1806-1834)”, pelo Prof. Rogério Puga (Universidade Nova de Lisboa).

Todas as sessões vão decorrer na sala G015, edifício E22. A cerimónia de abertura decorrerá no dia 26 de Outubro, às 9 horas. Para informação adicional sobre o evento, contacte a organização (Prof. Inocência Mata, inocenciamata@um.edu.mo).

Origem de notícias:  Faculdade de Letras

Contacto com média: