O Departamento de Português da Universidade de Macau vai acolher a Segunda Conferência Internacional “ Línguas em Contacto na Ásia e no Pacífico”, nos dias 14 e 15 de Setembro.

O principal objectivo da conferência é continuar a promover o intercâmbio de conhecimentos da investigação multidisciplinar no campo do  contacto entre línguas e do multilinguismo na Ásia e no Pacífico,  entre pesquisadores conceituados e jovens, bem como estudantes de pós-graduação . Pretende-se, ainda, que a conferência abra espaço de diálogo entre académicos e membros da comunidade em geral, envolvidos na preservação de línguas minoritárias em contextos multilinguísticos.  De entre os discursos e apresentações dos participantes na conferência, a LCAP 2016 irá abranger vários temas relacionados com a área de estudo, como é o caso de: descrição de fenómenos linguísticos específicos resultantes de contacto entre línguas (especificamente para estudos de caso em Hong Kong, Taiwan, Filipinas, Malásia, Macau, China Continental; Indonésia); consequências sociais e culturais em contextos de contato entre grupos de falantes de línguas diferentes em certas regiões do Sudeste asiático e da Ásia oriental; questões de documentação e preservação relacionadas com as línguas minoritárias em perigo de extinção (especificamente Malásia, Singapura e Macau).

A conferência contará com  quatro oradores principais, que farão as seguintes palestras, respectivamente: Peter Austin (Universidade de Londres – SOAS):”Sasak, leste da Indonésia: camadas de contato linguagem e mudança de idioma”;  Lisa Lim (Universidade de Hong Kong):“Periferia na era da reimaginação: vernáculos e vitalidade em zonas urbanas e comunidades on-line;  Alan Baxter (Universidade de S.José): “Crioulos minoritários de base lexical portuguesa na Ásia: desafios internos e externos à sobrevivência”  e Stefanie Pillai (Universidade de Malaya)”: Documentando o crioulo português de Malaca  (kristang)”

A cerimónia de abertura decorrerá no dia 14 de Setembro, às 9h, na sala G012, no edifício E22. A conferência será realizada em inglês. Para mais informações sobre o evento, por favor, visite a Página da Conferência: https://fah.umac.mo/portuguese/fah-dport-conferencia-lcap2016/ ou contacte o Prof. Mário Pinharanda Nunes através do telef. 88228909.

Source: Faculdade de Letras

Informações de Contacto de imprensa:

Communications Office, University of Macau

Albee Lei  Tel:(853) 88228004