O 30º Curso de Verão de Língua Portuguesa, organizado pelo Departamento de Português da Universidade de Macau, teve início hoje. O curso irá decorrer entre os dias 18 de Julho e 5 de Agosto. Profª Hong Gang Jin, Directora da Faculdade de Letras, refere que o curso tem como objectivo ajudar os alunos a tornarem-se cidadão global através do desenvolvimento das quatro competências essenciais, a saber: comunicação, colaboração, pensamento crítico e criatividade.

O Vice-Reitor (Investigação), Rui Martins, recebeu com prazer todos os participantes vindos de todo o mundo, mencionando no seu discurso de abertura que nos últimos 30 anos, têm sido cultivado pelo Departamento de Português da UM muitos alunos competentes da língua de Camões que pretendem continuar os seus estudos relacionados com o idioma.

Profª Jin acrescentou que a faculdade tinha trabalhado durante meses para o curso a fim de os alunos poderiam desenvolver as suas competências comunicativas, permitindo-lhes trabalhar em grupos, aprender as línguas e culturas estrangeiras, melhorar a competência da língua portuguesa para eles conseguirem pôr em prática o que estudaram.

A cerimónia de abertura realizou-se na Aula Magna do edifício N2 da Universidade, estão presentes Dr João Neves, Director do Instituto Português no Oriente (IPOR) em representação do Consulado-Geral de Portugal em Macau e Hong-Kong, Chan Ka Hou, Chefia Funcional (Grupo administrativo e financeiro) do Gabinete de Apoio ao Ensino Superior (GAES), Dr Ivone Isabel da Senna-Fernandes, representante de Direcção dos Serviços de Educação e Juventude (DSEJ), Dr Cheong Iok Kuan, subdirector-superintendente da Escola Superior das Forças de Segurança de Macau, e Vice-Reitor (Assuntos dos Estudantes) Haydn Chen.

O Curso de Verão de Língua Portuguesa visa a promoção e divulgação da Língua e Cultura Portuguesa. Aos participantes é dada a oportunidade de conhecer mais sobre a língua, a história, a cultura e diferentes aspetos da sociedade, política e economia de Macau e dos vários países de Língua Portuguesa. Os alunos vão participar em diversas atividades culturais que incluem visitas aos Museus e Centro Histórico de Macau. Vão ainda poder divertir-se e aprender nas diferentes atividades extracurriculares oferecidas pelo Curso de Verão.

Ao longo dos 30 anos de existência este curso tem atraído alunos um pouco de todo o Mundo. O Curso de Verão de Língua Portuguesa conta, este ano, com cerca de 400 alunos provenientes da China Continental; Macau; Hong Kong; Coreia do Sul; Singapura; Tailândia; Grã-Bretanha; Estados Unidos da América; Timor Leste e Austrália.

Este ano, pela primeira vez, são oferecidos 5 níveis de aprendizagem diferentes: Iniciação, Básico, Intermédio, Avançado e Superior. Este ano abriu-se, também pela primeira vez, uma turma de tradução Chinês/Português.

Source: Faculdade de Letras

Media Contact Information: