O XXVI Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), subordinado ao tema “Rotas de signos: mobilidade académica e globalização no espaço da CPLP e Macau”, decorre, pela primeira vez, em Timor-Leste, nos dias 29, 30 de Junho e 1 de Julho. Este ano, o encontro conta com o acolhimento da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL).

No primeiro dia do Encontro, decorreram os trabalhos do Conselho de Administração, presidido pelo Prof. Doutor Rui Martins, Presidente da AULP, em representação do Reitor da Universidade de Macau, com o objectivo da avaliação do relatório de actividades da Associação. Particular atenção mereceu o planeamento da actividade associativa para o próximo triénio, liderado pela Universidade de Macau, a que se associaram todas as instituições representadas no Conselho.

Depois da reunião do Conselho de Administração, foi realizada a sessão solene de abertura do XXVI Encontro da AULP, na presença do Ex-Presidente do Parlamento Nacional de Timor-Leste, Senhor Doutor Francisco Guterres Lobo, o Ministro da Educação de Timor-Leste, Dr. António Conceição, o Reitor da Universidade Nacional Timor Lorosa’e,  Professor Doutor Francisco Martins, e do Presidente da AULP, Professor Doutor Rui Martins, em representação do Reitor da Universidade de Macau.

É de recordar que durante o XXIV Encontro da AULP em Macau, a Universidade de Macau foi eleita para a presidência da AULP, no triénio 2014-2017. A AULP reúne mais de 140 universidades e instituições de ensino e investigação dos países da CPLP e Macau e tem como missão facilitar a comunicação entre os membros, em prol do desenvolvimento colectivo do ensino e da língua portuguesa no mundo.

Source: Gabinete do Reitor

Media Contact Information: