Realizou-se recentemente, no novo campus da Universidade de Macau (UM), a reunião conjunta da Assembleia e do Conselho da UM, do ano lectivo de 2013/2014. Esta reunião, presidida pelo Chefe do Executivo da RAEM e Chanceler da UM, Doutor Chui Sai On, destinou-se a discutir o futuro desenvolvimento da Universidade.

O Chanceler começou por agradecer aos membros pelas suas sugestões e contributos para o bom desenvolvimento da UM. Este responsável congratulou-se com a realização desta reunião, pela primeira vez, no novo campus, afirmando que é uma aspiração, de tantos anos, tornada realidade. O Chefe do Executivo relembrou o grande apoio prestado pelo Governo Central à construção do novo campus, dirigindo, também, um especial agradecimento ao seu antecessor, Dr. Ho Hau Wah, pela sua proposta de construir o novo campus da UM na ilha de Hengqin. Este projecto, apesar de vários desafios e dificuldades sentidas, foi concretizado finalmente, acrescentou o Chanceler, apelando ao apoio contínuo de todos para o desenvolvimento da UM.

O Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Dr. Cheong U, resumiu o estado em que se encontra a revisão da estrutura jurídica da UM, afirmando que esta revisão consiste na melhoria da estrutura orgânica da UM, conforme as últimas tendências de desenvolvimento internacional do ensino superior, e tem como objectivo atribuir à Universidade um melhor modelo de gestão, assim como mais flexibilidade e autonomia no seu funcionamento. Apesar da grande complexidade deste trabalho, os grupos transdepartamentais especializados, formados para o efeito, após várias reuniões e discussões e com o apoio de diversos organismos públicos, apresentaram uma solução preliminar, viável e adequada ao enquadramento jurídico de Macau. O Secretário pediu, isto posto, um esforço contínuo, de todos, para assistir a UM na conclusão tão rápida quanto possível desta revisão.

O Reitor, Prof. Wei Zhao, deu a conhecer o desenvolvimento recente da Universidade, nomeadamente quanto aos seus objectivos e à evolução no ensino e na investigação científica; ao funcionamento do novo campus; à aplicação do modelo pedagógico composto por quatro componentes e às reformas do modelo de gestão, assim como aos desafios enfrentados pela UM para ir ao encontro das expectativas do Governo e da Comunidade. O Reitor salientou que a UM continuará, de forma progressiva, a promover a comunicação e a interacção com o público, permitindo-lhes um conhecimento mais profundo do planeamento pedagógico da UM, a longo prazo, nomeadamente através das visitas guiadas no novo campus, tanto para os visitantes locais e nacionais, como para os estrangeiros. Acrescentou o Reitor que a UM irá apostar na melhoria generalizada do seu funcionamento, mediante uma série de medidas tais como a optimização do modelo e dos procedimentos de gestão, a elevação da qualidade de ensino e a criação de uma boa cultura no campus.

No âmbito científico, a UM irá aperfeiçoar o plano de apoio financeiro aos estudantes de pós-graduação e continuar a assegurar as infra-estruturas e recursos humanos necessários aos dois laboratórios de referência do Estado, instalados na UM. Além disso, irá manter o contacto e partilhar os seus recursos com a comunidade. Neste âmbito, serão tomadas medidas tais como as de disponibilizar instalações culturais e desportivas ao público, de criar um centro de informações sobre o ensino superior e de proporcionar serviços especializados de consultadoria à comunidade. Por outra via, a UM vai continuar a cooperar com o Gabinete de Apoio ao Ensino Superior de Macau na implementação e desenvolvimento do regime da avaliação do ensino superior, em ordem a promover a qualidade do ensino superior local.

A Assembleia e o Conselho da UM são compostos por personalidades de elevado mérito da comunidade, assim como os dirigentes e representantes da instituição. Na reunião estiveram presentes os seguintes membros: Chui Sai On, Tse Chi Wai, Lei Pui Lam, Lam Kam Seng Peter, Wong Chong Fat,Ng Fok, Vitor Ng, Lei Pang Chu, Siu Yin Wai, Zhou Li Gao, Maria Edith da Silva, Ma Iao Lai, Susana Chou, Leong Vai Tac, Jorge Neto Valente, José Lai, Tong Chi Kin, Kou Kam Fai, Au Chong Kit, Leong Heng Teng, Choi Koon Shum, Huen Wing Ming Patrick, Leong Lai, Vitória da Conceição, Sou Chio Fai, Ung Chi Keong, Wei Zhao, Fan Xitao, Rui Martins, Haydn Hai-dung Chen, Lai Iat Long, HaoYufan, John Shijian Mo, Xu Jie, Lai Neng Rose, Ao Peng Kong, Kot Man Kam, Leong Wai Lok e Wu Wai Heng. Assistiram à reunião ainda o Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Cheong U; o Chefe do Gabinete do Chefe do Executivo, Tam Chon Weng e a Chefe do Gabinete do Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Cheung So Mui Cecília.