A Universidade de Macau (UM) realiza, hoje (dia 7), a Cerimónia de Outorga dos Graus Académicos de 2013 no novo campus na Ilha de Hengqin. O secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Cheong U, presidiu à Cerimónia em representação do Chefe do Executivo da RAEM e Chanceler da UM,

Durante a cerimónia, foram atribuídos os graus de licenciado, mestre e doutor. Foram também outorgados os graus de Doutor honoris causa ao Professor Doutor Jiang Shusheng, ao Professor Doutor Sérgio Machado dos Santos e ao Professor Doutor Yu Kwang-chung. Esta cerimónia, a primeira a realizar no novo campus, contou com a presença de várias entidades, nomeadamente responsáveis do governo, membros da Assembleia e do Conselho da Universidade, doadores à UM e patrocinadores de bolsas de mérito, representantes do sector da educação, assim como personalidades da sociedade, pais e professores e os funcionários da UM.

O secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Cheong U, acredita que com o novo campus na Ilha de Hengqin, a UM vai melhorar vários aspectos do seu funcionamento e, sobretudo, o novo modelo pedagógico. Através da educação especializada, educação holística, investigação e educação através de estágio no âmbito deste modelo, serão formados profissionais altamente qualificados. O responsável referiu que um dos maiores acontecimentos da UM neste ano foi a inauguração do seu novo campus na Ilha de Hengqin. Foi um dos projectos-piloto no âmbito da cooperação entre Guangdong e Macau, demonstrando a potencialidade e dinamismo do sistema sociopolítico. Este governante afirmou ainda que em consonância com a orientação “Construir Macau através da formação de talentos”, o governo continuará a promover a educação para formar profissionais necessários ao progresso social e, portanto, continuará a apoiar o desenvolvimento da Universidade de Macau.

O reitor da UM, Prof. Wei Zhao disse que o primeiro grupo de alunos graduados no novo campus tem um significado histórico para a UM. O mesmo afirmou que a instituição vai aproveitar as condições favoráveis para elevar o seu nível académico. Com o novo modelo pedagógico e as novas faculdades e disciplinas, a instituição vai contribuir para a diversificação económica de Macau e para a melhoria da qualidade de vida da população em geral. No novo campus, serão realizados mais projectos de investigação de padrões internacionais para elevar o sistema de ensino e investigação a um patamar internacional. Além disso, a UM empenhar-se-á no aperfeiçoamento do sistema de gestão, de forma a garantir a autonomia académica e a reconhecer o desempenho de excelência.

O Professor Doutor Jiang Shusheng proferiu um discurso em representação dos doutores honoris causa deste ano. Enfatizou que, sob a liderança do Governo da RAEM, o território alcançou não só o crescimento económico e a estabilidade social, como também um progresso notável na área da educação, sendo a UM o melhor exemplo dos sucessos obtidos nesta área. Realçou igualmente que, passados mais de trinta anos, a UM conseguiu resultados significativos em vários domínios, designadamente na investigação científica, na reforma pedagógica e na formação de talentos, encaminhando rumo a uma universidade de primeira classe mundial.

Na qualidade de representante dos graduados, Tam Hou Kuan, estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologia, agradeceu a todos os professores pela sua orientação, estímulo e inspiração, assim como aos funcionários dos diversos departamentos da Universidade. O estudante acredita que o novo campus proporcionará aos alunos um melhor ambiente de estudos e de investigação e que a UM poderá formar mais quadros qualificados que vão contribuir para Macau, a China e todo o mundo.

Neste ano, graduaram-se mil e setecentos alunos, que estudaram nas Faculdades de Letras, de Gestão de Empresas, de Ciências de Educação, de Direito, de Ciências Sociais, de Ciências e Tecnologia e do Instituto de Ciências Médicas Chinesas. De entre estes graduados, quarenta e cinco concluíram o curso do Colégio de Honra. À tarde do mesmo dia, cada faculdade/instituto também realizou a sua própria cerimónia de graduação.

Para mais informações, por favor contactar a Sra. Lei ou Sra. Fok pelo telefone (853) 8397 4325 ou pelo endereço electrónico prs.media@um.edu.mo ou visite o nosso site www.umac.mo.