W1.JPG
O Reitor da UM Wei Zhao recebe o Prémio de Realização Técnica Notável e de Liderança da TCRTS do IEEE
W2.JPG
O Director da Missão da República Popular da China junto da União Europeia, Embaixador Song Zhe, (à direita) encontra o Reitor Wei Zhao

Recentemente, o Reitor da Universidade de Macau (UM), Prof. Wei Zhao, recebeu o Prémio de Realização Técnica Notável e de Liderança da Comissão Técnica de Sistemas em Tempo Real (TCRTS), Instituto de Engenheiros Electrotécnicos e Electrónicos (IEEE). Este prémio é atribuído a indivíduos com realizações técnicas notáveis e liderança.

O Reitor Wei Zhao recebeu o prémio no Simpósio sobre Sistemas em Tempo Real (RTSS) do IEEE 2011, que teve lugar em Viena, Áustria no dia 1 de Dezembro. O RTSS é uma conferência internacional do mais alto nível no campo dos sistemas em tempo real e dos sistemas embutidos, e providencia uma plataforma para mostrar as últimas realizações da investigação no campo. O facto de o Reitor Wei Zhao ter recebido o Prémio de Realização Técnica Notável e de Liderança da TCRTS do IEEE mostra o reconhecimento internacional das suas realizações neste campo.

Durante a sua visita à Europa desta vez, o Reitor Wei Zhao encontrou-se igualmente com Lesley Wilson, secretário-geral da Associação Europeia de Universidades, e com Elsa Hackl, uma professora da Universidade de Viena e ex-funcionária sénior do Ministério da Educação, da Investigação e da Cultura da Áustria. As discussões cobriram questões relacionadas com o aumento do intercâmbio académico e o melhoramento da governança de instituições públicas. O Embaixador Song Zhe, director da Missão da República Popular da China junto da União Europeia, deu um banquete em honra do Reitor Wei Zhao.

O Reitor Wei Zhao é o cientista principal de um projecto chave sobre a Internet das Coisas (IOT) subordinado ao “Programa 973”, conhecido igualmente como “Programa Nacional Chave de Desenvolvimento da Investigação Fundamental”. Deu contribuições significativas em computação distribuída, sistemas em tempo real, redes computacionais e segurança do ciberespaço. Anteriormente, este ano, foi nomeado, conjuntamente com o Presidente da Universidade de Pequim, Prof. Zhou Qifeng, e o ex-Chefe do Executivo da General Electric, Jack Welch, pela sua alma mater Universidade de Massachusetts Amherst entre os primeiros 50 antigos alunos com realizações notáveis desde a fundação da universidade em 1863. Uma das suas comunicações sobre a IDC foi cotada entre as comunicações mais citadas publicadas nas Transacções do IEEE entre 2009 e 2011.