O Departamento de Português da Universidade de Macau, vai realizar uma palestra dedicada ao tema "Os Portugueses e a ‘Festa das Cabeças’. Timor, 1860-1912", que decorrerá pelas 18h00, no dia 9 de Março de 2011, na sala L105 do Edifício Luso-Chinês da Universidade de Macau (UM). O seminário terá como orador convidado o Prof. Dr. Ricardo Roque, Investigador Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Esta palestra explora as relações entre a presença colonial portuguesa em Timor Leste e os ritos locais designados como ‘festa das cabeças’, ou também como 'lorosa’e'. Entre 1860 e 1912, os portugueses em Timor estiveram envolvidos num elevado número de guerras contra inimigos nativos. Isolados em Dili, praticamente desprovidos de um exército regular, os governadores confiavam a defesa militar a companhias de guerreiros timorenses, os 'moradores' e os 'arraiais'. Durante estas guerras, estas forças auxiliares, sob o comando de oficiais portugueses, praticavam a decapitação ritual do inimigo. No arquivo colonial, os oficiais e governadores portugueses deixaram vários relatos sobre estes ritos, em particular sobre aquilo a que chamavam de‘festa das cabeças’. Esta palestra examina as tensões e as potencialidades destes relatos, sugerindo que a partir deles somos levados a perceber o colonialismo português e as culturas nativas de violência como realidades intimamente imbricadas, ainda que atravessadas por formas de diferenciação.

A palestra será proferida em língua portuguesa e será aberta a todo o público interessado. Para quaisquer informações contactar por favor a Dra. Leonor Seabra, Directora do Centro de Investigação de Estudos Luso-Asiáticos, através do número de telefone 8397 8909 ou do endereço electrónico fshls@um.edu.mo