Fonte : Gabinete do Porta-voz do Governo

O novo campus da Universidade de Macau na Ilha da Hengqin ocupa uma área bruta de construção de cerca de 940 000 m2, onde se incluem construções relativas às instalações de serviços de água, energia eléctrica, combustíveis, telecomunicações, informática, serviços alfandegários, corpo de polícia, infraestruturas sociais, entre outros.

Toda o processo de construção obriga a uma múltipla coordenação, um critério muito exigente e de grande envergadura. No pico da construção chegaram a existir, e ao mesmo tempo, cerca de 60 empresas de construção no estaleiro de obras, contabilizando cerca de dez mil trabalhadores.

O novo campus da Universidade de Macau na Ilha da Hengqin não é apenas uma obra de campus universitário, na medida em que possui um importante sentido estratégico, na implementação de uma cooperação estreita entre Guangdong e Macau sob o princípio de “um País, dois sistema”.

Novo Campus da UM não estará, para já, aberto ao público

O novo Campus na Ilha de Hengqin da Universidade de Macau (UM) será transferido para o Governo da RAEM no dia 20 de Julho, e a partir daquele momento histórico da Universidade de Macau, o Novo Campus ficará sob administração da RAEM que implementará a jurisdição local. Devido aos trabalhos de inspecção, acabamentos, mudança, entre outros, o novo Campus não estará, para já, aberto ao público.

Para concretizar os trabalhos de transferência e mudança do novo Campus da UM, e para concluir os trabalhos preparativos de abastecimento de água e electricidade, segurança, telecomunicações, trânsito, entre outros, os Governos da RAEM e da Província de Guangdong, através de estudos e consultas aprofundadas, submeteram, em conjunto, um pedido ao Governo Central sobre a entrada em funcionamento do novo Campus da UM a 20 de Julho, o qual foi autorizado.

Neste período de transferência e preparação, serão ainda instalados postos de controlo à entrada e saída do túnel subfluvial, para controlar os fluxos pessoas e veículos, a fim de garantir o desenvolvimento dos respectivos trabalhos.

Actualmente, os engenheiros, técnicos e operários, que permanecem ainda no Campus para concluir os trabalhos necessários, possuem certificação legal de trabalho de Macau. A Construtora Grupo Nanyue começou já, no início deste ano, a retirar os trabalhadores que não eram mais necessários, assim como os equipamentos, para acompanhar a implementação da jurisdição da RAEM.

A Universidade de Macau irá começar os trabalhos preparativos de mudança, incluindo a instalação e testes das redes telefónica, informática e de wi-fi, assim como dos equipamentos para 350 salas de aulas e mais de 400 apartamentos de residência de estudantes, que envolve a deslocação de mais de cem mil peças de mobiliário.

Conforme o plano de mudança de instalações, cerca de 2000 estudantes e professores entrarão gradualmente no novo Campus no período das férias de verão, e algumas actividades de abertura do novo ano lectivo serão realizadas no novo Campus. O Instituto de Ciência de Medicina Chinesa, o Laboratório Estatal de Estudo de Qualidade de Medicina Chinesa, o State Key Laboratory of Analog and Mixed-Signal VLSI e as secções de Administração e Apoio Académico estarão a funcionar no Novo Campus de forma faseada.

Para concretizar esta grande e complexa mudança, a Universidade de Macau aplica um plano de mudança de forma gradual para minimizar o impacto aos seus alunos e docentes.