Relocalização para o novo campus deverá ter início no Outono de 2013. Como estão a decorrer os preparativos?

Relocalização em Três Fases

Segundo o contratante, o novo campus estará terminado e será entregue em finais de Março ou em princípios de Abril ao governo da RAE, após o que o governo da RAE entregará o campus à UM enquanto utilizadora. A UM providenciará então algum pessoal para se mudar para o novo campus primeiro, a fim de levar a cabo vários trabalhos relacionados com a relocalização, que será conduzida em três fases.

Entre Abril e Maio de 2013, a fase da Mudança Piloto, algum pessoal do Gabinete do Reitor, do Gabinete de Gestão do Campus (CMO), do Gabinete de Desenvolvimento do Campus, do Gabinete de Tecnologia da Informação e da Comunicação (ICTO), do Gabinete dos Assuntos de Saúde, Segurança e Ambiente (HSEO), do Gabinete de Comunicação, e do grupo de trabalho do projecto do novo campus, mudar-se-ão para o novo campus a fim de procederem, após a entrega, à limpeza, à inspecção de qualidade, à testagem, à instalação de mobiliário e de equipamentos, etc. Para além de se familiarizar com os diferentes sistemas operativos dos 80 edifícios individuais a serem geridos pela universidade, a UM precisará também de dar seguimento à lista de defeitos do contratante, de levar a cabo a decoração, de instalar equipamentos e de efectuar a mudança do mobiliário. Os grandes desafios incluirão a relocalização e a instalação do laboratório seco e do laboratório húmido, o que irá requerer um alto nível de profissionalismo; a instalação do sistema telefónico, da rede no campus, dos sistemas de Wifi e de AV para cerca de 260 salas de aulas e salas de reuniões; a instalação de cerca de 1.500 aparelhos de ar condicionado e armários de cozinha; a renovação de vestíbulos; a organização de serviços de segurança e de limpeza, de clínicas, de restaurantes e de estabelecimentos comerciais. Os preparativos estão em curso, e uma parte dos trabalhos poderá prolongar-se até ao próximo mês de Setembro. Está a decorrer um concurso público para cerca de 80 itens.

Entre Junho de 2013 e Julho de 2013 será o período de Uso Experimental. Os albergues para pós-graduados, os colégios residenciais (RCs) e a área residencial do pessoal servirão de Zona de Uso Experimental. Uma relocalização em pequena escala será igualmente conduzida a fim de ganhar experiência para uma relocalização total. A UM irá recrutar voluntários entre os estudantes e o pessoal para participarem nesta fase. Planeia igualmente convidar algumas unidades estreitamente ligadas à deslocalização, tais como o Gabinete de Assuntos Estudantis (SAO, principalmente os responsáveis pelo serviço de acomodação dos estudantes) e membros do grupo de trabalho do projecto do novo campus para participarem. Estudantes, tutores residentes e pessoal de gestão dos RCs, bem como colegas da residência do pessoal serão igualmente encorajados a participarem. A fim de assegurar que o novo campus providencia um ambiente de vida e de aprendizagem seguro, saudável, limpo e confortável, no decorrer da fase de Uso Experimental, escritórios, salas de aulas, salas de reuniões e edifícios dormitórios no interior da Zona de Uso Experimental, bem como instalações desportivas, serviço de transportes, serviço de segurança, serviço de limpeza, sistemas de água, electricidade gás, equipamento de casas de banho, elevadores e outras instalações do novo campus serão submetidos a operação experimental. Serão levadas a cabo simulações de incêndios, a fim de testar a capacidade do campus de lidar com incidentes inesperados.

Entre Julho de 2013 e Agosto de 2013 será a fase de Relocalização Total. O que se espera é que a relocalização possa estar complete antes do início do ano lectivo de 2013/2014.

Grupos de Trabalho para Coordinarem a Relocalização

A relocalização será um enorme projecto que vai requerer o envolvimento de cada membro da UM. A fim de melhor coordenar a relocalização, a universidade constituiu um grupo de trabalho para a relocalização que será responsável pelo planeamento relacionado com a relocalização, pela coordenação e pela execução. Chefiado pelo Vice-Reitor (Administração) Dr. Alex Lai, o grupo de trabalho integra sete equipas. A universidade estabeleceu igualmente o Centro de Sub-Comando dos Assuntos Estudantis de Relocalização no Campus, chefiado pelo Vice-Reitor (Assuntos Estudantis) Prof.Haydn Chen. Cada unidade dispõe de uma pessoa nomeada para ser responsável pela ligação com o grupo de trabalho para a relocalização em nome da sua unidade. As responsabilidades de uma pessoa de ligação incluem fornecer informações suplementares para o plano de relocalização quando requerido, ouvir pareceres, coordenar a distribuição logística durante o processo de relocalização, e providenciar colaboradores dentro da mesma unidade para participarem em tarefas específicas relacionadas com a relocalização.

A fim de melhor coordenar os diferentes trabalhos durante a fase de Uso Experimental, a universidade organizou um grupo de trabalho em operação experimental, chefiado pelo director dos estudantes.

Não é de modo algum fácil completar todas as tarefas referidas num período de seis meses. Requer um planeamento ponderado, uma estreita cooperação interdepartamental, e o apoio de diferentes organizações externas para realizar esta missão impossível e assegurar que o novo campus estará operacional no início do novo ano lectivo.