Com objectivo de celebrar o centenário do nascimento do escritor macaense Henrique de Senna Fernandes, o Centro de Ensino e Formação Bilingue Chinês-Português (CPC) do Departamento de Português da Faculdade de Letras da Universidade de Macau (UM) organizou um evento comemorativo a realizar na Biblioteca da UM, do dia 16 de novembro ao dia 18 de dezembro. Serão exibidas as obras literárias e os excertos da vida de Henrique de Senna Fernandes. O evento está aberto a todos os interessados.

Henrique de Senna Fernandes nasceu a 15 de outubro de 1923. Foi um famoso advogado e escritor em Macau. Escreveu contos e romances como A Trança Feiticeira, Amor e Dedinhos de Pé, Nam Van: Contos de Macau, Os Dores, Mong-Ha e A Noite Desceu em Dezembro. Entre eles, A Trança Feiticeira e Amor e Dedinhos de Pé foram adaptados a filmes. A sua literatura retrata a Macau do século XX, tendo um significado único na apresentação da história, das pessoas e paisagens de Macau. O escritor também é considerado por muitos críticos o guardião das memórias de Macau por ter feito contributos notáveis para o desenvolvimento da literatura e da cultura de Macau. Em 2001, foi agraciado com a Medalha de Mérito Cultural da RAEM e, em 2008, recebeu o Doutoramento Honoris Causa em literatura da Universidade de Macau. O escritor faleceu a 4 de outubro de 2010, concluindo uma carreira literária rica e influente.

O evento da Comemoração do Centenário de Henrique de Senna Fernandes será apresentada a biografia, as obras literárias e o percurso profissional e social do escritor, bem como as fotografias de Henrique de Senna Fernandes tiradas por Yao Feng, as quais podem ajudar-nos a conhecer alguns momentos e episódios da vida do escritor. Durante este período, os visitantes terão a oportunidade de ganhar um voucher, caso participem de um simples teste online. O CPC espera que esta actividade possa fazer com que mais pessoas possam conhecer melhor a obra literária do escritor Henrique de Senna Fernandes e desenvolvam um interesse mais profundo pelo autor e pela literatura de Macau.

Desde a sua criação em 2017, o CPC tem trabalhado para desenvolver a cooperação a curto, médio e longo prazo com instituições da China Continental e dos países de língua portuguesa, estabelecendo ligações na formação de professores, com foco na formação de talentos bilingues, e desenvolvendo investigação nas áreas do ensino da língua e cultura portuguesas e chinesas.

Source: Faculty of Arts and Humanities

Media Contact Information: