O vice-presidente da 13.ª Conferência Consultiva Política do Povo Chinês e director do Gabinete para os Assuntos de Hong Kong e Macau do Conselho do Estado, Xia Baolong, efectuou uma visita à Universidade de Macau (UM) no dia 26 de Maio, tendo visitado a Galeria da Universidade e dois laboratórios de referência do estado, tomando conhecimento dos progressos recentes da UM, designadamente no que diz respeito à inovação tecnológica e à formação de quadros qualificados. O director Xia elogiou a UM pelas realizações alcançadas na formação de talentos e na inovação científica.

O director Xia visitou a UM na companhia do director do Gabinete de Ligação do Governo Popular Central na RAEM, Dr. Zheng Xincong, e do Secretário para a Economia e Finanças do Governo da RAEM, Dr. Lei Wai Nong. Na Galeria da Universidade, o director Xia assistiu à apresentação do presidente do Conselho da Universidade, Doutor Lam Kam Seng, sobre a evolução da UM, assim como o planeamento do campus, filosofias educativas e progressos mais recentes da instituição. Com o apoio do Governo Central e do Governo da RAEM, a UM mudou-se para o novo campus em 2014. Alavancando o seu modelo de educação internacional, a instituição tem vindo a inovar as suas filosofias educativas e a aperfeiçoar o sistema de formação de quadros. Deste modo, a UM conheceu uma elevação gradual e constante da sua qualidade educativa e reputação internacional, sendo que diversas disciplinas e a capacidade de investigação da instituição obteve reconhecimento da comunidade académica internacional.

O reitor substituto, Prof. Doutor Ge Wei, afirmou que o rápido desenvolvimento da UM não poderia ter sido alcançado sem o forte apoio do Governo Central e do Governo da RAEM. O responsável apresentou o panorama de investigação da UM e a colaboração indústria-universidade-investigação, salientando que a Universidade tem se coadunado activamente com as necessidades de desenvolvimento de Macau, da Região da Grande Baía e do país. Mais, sublinhou que, ao focar-se no desenvolvimento das áreas académicas onde desfruta de vantagens e ao consolidar a cooperação com instituições de ensino superior e empresas da região, a UM continua a incrementar o nível de inovação e de transformação dos resultados da investigação e a contribuir para o país e para o desenvolvimento sustentável e diversificação adequada da economia de Macau através de resultados de investigação de classe mundial.

Posteriormente, o director Xia Baolong visitou o Laboratório de Referência do Estado de Internet das Coisas para a Cidade Inteligente e o Laboratório de Referência do Estado em Circuitos Integrados em Muito Larga Escala Analógicos e Mistos da UM para tomar conhecimento das tecnologias, abordagens inovadoras e investigação de ponta, bem como a formação de quadros qualificados em áreas de especialidade e interdisciplinares relacionadas.