Uma equipa do Laboratório de Referência do Estado em Circuitos Integrados em Muito Larga Escala Analógicos e Mistos e do Instituto de Microelectrónica da Universidade de Macau (UM) apresentou os seus resultados de investigação na 66ª Conferência Internacional – ISSCC do IEEE realizada entre 17 e 21 de Fevereiro em São Francisco, nos Estados Unidos. Oito artigos da UM foram aceites na conferência deste ano, ocupando o segundo lugar no ranking mundial de investigação em microelectrónica, juntamente com a Mediatek e a Universidade de Michigan – Ann Arbor, atrás apenas da Intel. Isto mostra o reconhecimento internacional da UM e a sua posição de liderança na Ásia. Um total de 197 artigos foram aceites na conferência deste ano, correspondendo a 32,3% do total de artigos submetidos à conferência (609). 16 dos artigos (que têm todos um circuito electrónico integrado associado, vulgarmente designado por “chip”) aceites são da China, incluindo 8 da UM, 1 da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong (HKUST), 3 da Universidade de Fudan (Xangai), 2 da Universidade de Tsinghua (Pequim), 1 da Universidade Jiao Tong de Xangai e 1 da Universidade do Sudeste (Nanquim). Os artigos tratam de vários assuntos de electrónica avançada, nomeadamente conversão de dados, comunicações sem fios, circuitos RF, circuitos neuromórficos, de relógio e de segurança, circuitos adaptativos e reguladores digitais e outros circuitos analógicos para energia sem fios e captação de energia do ambiente ou do corpo humano. Todos estes temas, juntamente com o tema da conferência deste ano “Visionando o Futuro” (Envisioning the Future), são tópicos importantes nas emergentes áreas de investigação da “Internet das Coisas” (Internet of Things) e da “Inteligência Artificial” (Artificial Intelligence). Os 8 artigos da UM estão focados em conversores de dados, radiofrequência e geração de energia. Os elementos da equipa da UM que participaram na conferência deste ano incluem o Professor Catedrático de Mérito Rui Martins, director do laboratório e do instituto; o Professor Catedrático Mak Pui-In, subdirector (de investigação) do instituto; o Professor Associado Sin Sai-Weng, subdirector (académico) do instituto; o Professor Associado Law Man-Kay; os Professores Auxiliares Zhu Yan, Chen Yong e Chan Chi-Hang; os Doutores Chen Zhiyuan e Zhang Minglei; e os alunos de doutoramento Qi Liang, Jiang Wenning, Yang Xiaofeng, Wang Wei, Yang Zunsong e Guo Hao. Jiang Yang, doutorando em microelectrónica na UM, recebeu o Prémio de Realização de Pré-doutorado da IEEE Solid-State Circuits Society na conferência, em reconhecimento do seu excelente trabalho de investigação na área. Dois outros alunos de doutoramento de microelectrónica do laboratório, Fan Chao e Guo Mingqiang, foram convidados a fazer apresentações na secção de Pré-visualizações do Trabalho de Investigação. Peng Xingqiang, que fez uma apresentação nesta mesma secção no ano passado, recebeu um prémio na conferência este ano. Um dos artigos da UM foi seleccionado para demonstração no local. Além disso, o Professor Mak Pui In recebeu o certificado de IEEE Fellow na conferência, pelas suas contribuições na área de radiofrequência e circuitos analógicos. Ele é o primeiro nativo de Macau a receber esta honra de elevado prestígio do IEEE, atribuída a apenas 1/3 dos seus membros. O IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) é a maior associação profissional do mundo com mais de 400.000 membros associados. Organizada pela IEEE Solid State State Circuits Society, o ISSCC é a conferência internacional de maior prestígio na área da electrónica, com um rigoroso processo de selecção de artigos. É também a conferência de mais alto nível mundial sobre circuitos de electrónica de estado sólido realizada anualmente, exibindo as mais recentes tendências globais em investigação e desenvolvimento nessa área. A conferência deste ano atraiu mais de 3000 projectistas de chips de todo o mundo. A participação da equipa da UM no evento deste ano foi patrocinada pelo Fundo para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia de Macau (FDCT) e pela Universidade de Macau.

Origem de notícias: Instituto de Microelectrónica

Contacto com média: Departamento de Comunicação da Universidade de Macau

Albee Lei  Tel: (853) 88228004 Kelvin U Tel: (853) 88224322 E-mail: prs.media@um.edu.mo Página principal da Universidade de Macau: www.umac.mo