Na sessão solene de abertura do XXV Encontro da AULP, realizada no passado dia 15 de Julho de 2015, na cidade da Praia, Cabo Verde, e que contou a presença do Primeiro-ministro da República de Cabo Verde, Doutor José Maria Neves, do Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde, Prof. Doutor António Correia e Silva, do Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura de Macau, Doutor Alexis Tam, o Reitor da UM, Prof. Doutor Wei Zhao, proferiu um discurso em Português, que recebeu grandes aplausos de todos os presentes nesta cerimónia.

No seu discurso, o Reitor da UM destacou o facto de a UM ter assumido a presidência da AULP após 28 anos de acompanhamento da vida desta Associação. O mesmo responsável salientou que o Português é uma das línguas oficiais de Macau e a UM é a instituição de ensino superior da Ásia com maior presença da Língua Portuguesa, em particular nos cursos ministrados pela Faculdade de Direito e pelo Departamento de Português. O dirigente da UM afirmou ainda que a UM, na Presidência da AULP, continuará a desenvolver todos os esforços necessários para ampliar a comunicação entre as universidades membros da AULP, em prol do desenvolvimento colectivo do ensino e da língua portuguesa no mundo.

Depois desta sessão solene, foi assinado o Acordo de Cooperação entre a Direcção-Geral do Ensino Superior do Ministério do Ensino Superior,  Ciência e Inovação de Cabo Verde e a Universidade de Macau. Este acordo tem como objectivo fomentar a colaboração académica entre as duas partes, nomeadamente, através da formação de estudantes.

No mesmo dia, realizou-se a reunião do Conselho de Administração da AULP, presidido pelo Vice-Reitor (Investigação Científica) da UM, Prof. Doutor Rui Martins, onde foi debatido, entre outros assuntos, o plano da actividade associativa para o próximo triénio, sob a iniciativa da UM e a que se associaram todas as instituições representadas no Conselho.

Source: Rector’s Office

Media Contact Information: