1.JPG
O pai do Euro Prof. Mundell
2.JPG
O seminário atrai uma assistência de casa-cheia. Mesmo as coxias estavam repletas de pessoas
3.JPG
Um dos presentes faz uma pergunta ao Prof. Mundell durante a sessão de P&R
4.JPG
Estudantes de Pós-Secundário de Zhuhai e de Macau discutem questões face-a-face com o Prof. Mundell
5.JPG
Dado haver um número muito superior de inscrições para o seminário ao de lugares disponíveis, a UM oferece uma transmissão ao-vivo do seminário em várias salas de aulas

O convite da Universidade de Macau (UM), o Prémio Nobel em ciências económicas, Prof. Robert A. Mundell, deu hoje (23 de Fevereiro de 2012) um seminário na UM sobre o Dilema da Dívida Europeia e o seu impacto sobre a Economia da Ásia Oriental e do Mundo. O seminário atraiu mais de mil e duzentas pessoas, incluindo jornalistas, professores e estudantes das universidades e escolas secundárias locais, praticantes dos sectores financeiro e bancário, funcionários do governo e representantes de diversas organizações.

O seminário foi organizado pela Academia de Economia e Gestão da Ásia Pacífico da UM, com a assistência da Faculdade de Gestão de Empresas da UM. Faz parte de uma série de eventos académicos organizados pela UM de Janeiro a Março deste ano. Durante o seu discurso de boas-vindas, o Vice-Reitor da UM (Assuntos Académicos), Prof. Simon Ho partilhou algumas informações de fundo sobre o Prof. Mundell. O Prof. Mundell publicou muitos livros e comunicações sobre a história do sistema monetário internacional e das teorias da economia internacional. Teve um papel de tal modo central na introdução do Euro que é considerado “o pai do Euro” e “o pai da teoria das áreas monetárias óptimas”. Obteve o Prémio Nobel das Ciências Económicas em 1999 pela sua análise da política monetária e fiscal sob diferentes regimes de taxas de câmbio e a sua análise das áreas monetárias óptimas.

No seminário, o Prof. Mundell analisou o panorama financeiro global, e explicou as causas e os efeitos das crises financeiras de um ponto de vista histórico, com uma abundante riqueza de dados de fundo sobre muitos países. Propôs igualmente soluções e visionou o futuro económico da China, da Europa e dos E.U. Na sua opinião, os países de todo o mundo deveriam trabalhar em conjunto a fim de estabelecerem um sistema monetário internacional para promover a paz no mundo e oferecer um bom quadro para a economia mundial. Citou o exemplo do Renminbi, dizendo que a China deveria considerar a formação de uma aliança monetária com a Europa e os E.U. de modo a manter uma taxa de câmbio estável do Renminbi e a aliviar a instabilidade das taxas de câmbio entre o MOP e o HKD por um lado, e as divisas estrangeiras por outro. Muitos dos presentes aproveitaram esta rara oportunidade para porem questões durante o período de P&R.

O seminário foi precedido por uma sessão especial denominada “Diálogos entre um Prémio Nobel das Ciências Económicas e Estudantes de Pós-secundário de Zhuhai e Macau”. O Prof. Mundell respondeu pacientemente às perguntas dos estudantes. Os estudantes participantes descreveram a oportunidade de discutir questões face-a-face com um Prémio Nobel como excitantemente “rara”, dizendo que as perspectivas esclarecidas do Prof. Mundell sobre o desenvolvimento da economia mundial tinham alargado as suas perspectivas internacionais.