1.JPG
 (à esquerda) Prof. Rui Martins e Eng.º Carlos Melancia assinaram o protocolo regulador do prémio
2.JPG
Foto de grupo

Uma delegação da Fundação Jorge Álvares visitou hoje (27 de Julho) a Universidade de Macau (UM) tendo assinado um protocolo de regulamento de atribuição de vários prémios e bolsa aos melhores alunos finalistas da UM. De acordo com este protocolo a Fundação Jorge Álvares irá atribuir anualmente os Prémios Fundação Jorge Álvares e a Bolsa Fundação Jorge Álvares, num valor total de 5,000 euros.

A delegação da Fundação Jorge Álvares, composta pelo Presidente e ex-Governador de Macau, Eng.º Carlos Melancia; a ex-ministra da Educação de Portugal, Dra. Isabel Alçada Vilar; o Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), Dr. Rui Vilar; o assessor da FCG, Prof. Walter Rossa; a Dra. Maria Fernanda Matias do Serviço Internacional da FCG, e pelo administrador da Fundação Jorge Álvares, Prof. José Manuel Machado da Silva, ex-Vice-Reitor da UM no início da década de 90, foram calorosamente recebidos pelo Vice-Reitor da UM (Investigação), Prof. Rui Martins.

Durante a assinatura do Regulamento, o Prof. Rui Martins apresentou os resultados mais recentes na área de investigação científica na UM assim como o plano para o novo campus. O Eng.º Carlos Melancia elogiou a UM pelo seu alto nível de investigação e ensino, e espera que os prémios e a bolsa criados para os melhores alunos da instituição ajudem a promover o intercâmbio cultural entre Macau e Portugal.

A Fundação Jorge Álvares vai atribuir um Prémio de 2000 euros, anualmente, ao aluno que obtenha a classificação mais elevada no final da licenciatura de uma das seguintes unidades académicas: Faculdade de Gestão de Empresas, Faculdade de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Faculdade de Ciências e Tecnologia e Instituto de Ciências Médicas Chinesas; a classificação final não poderá ser inferior a 3.7 (superior a 88%). A Fundação também vai atribuir um Prémio de 1500 euros ao aluno que obtenha a classificação mais elevada na licenciatura da Faculdade de Direito, mas a classificação final não poderá ser inferior a 15 valores (numa escala de 0-20). Além disso, uma Bolsa de 1500 euros será concedida a um aluno do Departamento de Português para realizar estudos em Portugal. Estes prémios assim como a Bolsa serão atribuídos pela primeira vez este ano no âmbito da comemoração do 30º Aniversário da UM.

O Professor Liu Gaolong, Director Interino da Faculdade de Direito; a Professora Maria Espadinha, Directora Interina do Departamento de Português, e outros professores participaram igualmente na cerimónia da assinatura. Depois de assinar o Memorando de Entendimento, a delegação visitou o Laboratório de Referência do Estado para a Investigação de Qualidade em Medicina Chinesa e o novo campus da UM em construção, em Henqin.