1.JPG

A Dra. Zhao Jing, uma pós-doutorada do Instituto de Ciências Médicas Chinesas (ICMS) e do Laboratório Estatal Chave para a Investigação da Qualidade em Medicina Chinesa, Universidade de Macau (UM), recebeu um prémio de viagem pela sua participação no 36ᵒ Simpósio Internacional sobre Separações de Fase Líquida de Alta Execução e Técnicas Relacionadas (HPLC2011) na Hungria. De entre mais de 1000 participantes, apenas 5 pessoas receberam este prémio atribuído pela Sociedade das Ciências da Separação da Califórnia (CASSS).

O facto de a Dra. Zhao ter recebido esta prestigiosa honra é testemunho da eficácia da UM na formação pós-graduada e mostra também que o ICMS e o laboratório estatal têm a capacidade para formar pessoal académico de alta qualidade que responde aos padrões internacionais.

A conferência é uma das mais antigas e maiores conferências internacionais no campo da química analítica. Desde a primeira conferência, que teve lugar na Suíça em 1973, a série dos Simpósios sobre HPLC tem tido lugar, alternativamente, na América do Norte, na Europa e na Ásia, pelo menos uma vez por ano. A conferência deste ano teve lugar em Budapeste, na Hungria, entre 19 e 23 de Junho. O prémio de viagem, atribuído à Dra. Zhao e a outros quatro participantes de entre um total de mais de 1000, que é providenciado pelo CASSS. O CASSS é um grupo de discussão de cromatografia sem fins lucrativos que patrocina simpósios científicos internacionais e providencia oportunidades de redes de ensino para jovens cientistas excelentes em ciências da separação.

A área de investigação da Dra. Zhao é a utilização sustentável dos recursos naturais para os medicamentos chineses, que é crucial para a investigação e o desenvolvimento dos medicamentos chineses. A Dra. Zhao é a autora de mais de vinte e quatro comunicações e capítulos de livros. Recebeu também cinco honras académicas na China. Para além do prémio de viagem do CASSS, a Dra. Zhao recebeu também uma subvenção de viagem da Eurasia Pacific Uninet pela sua participação numa actividade académica na Áustria.