1.jpg
(Da esquerda para a direita) Os membros nucleares da equipa de investigação em electrónica de potência da UM, o doutorando Sr. Lam Chi Seng, o Dr. Wong Chi Kong, o Mestre Sr. Lok Io Keong, o Prof. Wong Man Chung, e o Dr. Dai Ningyi

O “Acoplamento-Capacitivo STATCOM e o seu Controlo” (“Capacitive-Coupling STATCOM and Its Control”) e o “Inversor de Três Níveis de Ligação Suave de Voltagem DC” (“DC Voltage Self-balancing Soft-switching Three-level Inverter”), ambos desenvolvidos pelo Laboratório de Electrónica de Potência (Laboratório EP) da Universidade de Macau (UM), viram-se recentemente atribuída a primeira Patente Nacional de Invenção de Macau no campo da Tecnologia da Electrónica de Potência e a Patente Nacional para um Modelo de Utilidade pelo Gabinete Estatal da Propriedade Intelectual da República Popular da China.

Em países tecnologicamente avançados, como os Estados Unidos e o Japão, os compensadores sincrónicos estáticos tradicionais (STATCOM) são largamente usados para a compensação de potência reactiva no sistema de potência, a fim de aperfeiçoar a eficiência e a estabilidade do sistema de potência. O “Acoplamento-Capacitivo STATCOM e o seu Controlo” , desenvolvido pelo Prof. Wong Man Chung, pelo doutorando Sr. Lam Chi Seng e pelo Dr. Dai Ningyi do Departamento de Engenharia Electrónica e Electrotécnica, Faculdade de Ciências e Tecnologia tem a capacidade de reduzir a exigência de voltagem do condensador DC do STATCOM tradicional, reduzindo assim o custo inicial e as perdas de ligação dos compensadores.

O “Inversor de Três Níveis de Ligação Suave de Voltagem DC”, desenvolvido pelo Mestre Sr. Lok Io Keong, pelo Prof. Wong Man Chung, pelo Dr. Dai Ningyi e pelo Dr. Wong Chi Kong, pode, simultaneamente, equilibrar as voltagens do inversor de três níveis do condensador DC e diminuir as perdas da comutação sem afectar a actuação externa do inversor no decorrer da operação.
A equipa de investigação em electrónica de potência da UM iniciou os dois projectos em 2006 com amplo apoio do Fundo de Desenvolvimento das Ciência e Tecnologia da RAE de Macau e do Fundo de Investigação da Universidade de Macau. O objectivo destes dois projectos é reduzir o custo inicial do compensador, reduzir as suas perdas, e optimizar a sua actuação e a sua eficiência. Muitos anos de árduos esforços deram finalmente frutos. Estas duas patentes nacionais assinalam um passo importante para a electrónica de potência da UM, e constituem uma fundação técnica sólida para o desenvolvimento futuro das técnicas da electrónica de potência e da poupança de energia em Macau.