A UM assina acordo de cooperação com UFMG, em Belo Horizonte, Minas Gerais

O reitor Clélio Campolina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o vice-reitor Rui Martins da Universidade de Macau (UM), representando o reitor, encontraram-se em Belo Horizonte e testemunharam a assinatura, no dia 18 de Maio, de um acordo de cooperação que prevê intercâmbio de professores e de alunos, desenvolvimento de projectos de ensino e de investigação entre as duas instituições.

O acordo decorre das actividades da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), da qual o professor Campolina é o actual presidente, tendo o professor Martins como vice, em representação do Reitor da UM.

“Macau é uma porta de entrada para a Ásia e faz parte da comunidade chinesa, de modo que esse intercâmbio representa uma abertura para a nossa relação com a China”, disse o reitor da UFMG. Segundo Eduardo Vargas, director de Relações Internacionais da UFMG, o acordo começou a ser negociado em 2010, quando representantes da Universidade participaram, em Macau, no XX encontro anual da AULP.

“Como presidente da Associação, o reitor Campolina apresentou a proposta de criação de um fundo para permitir a mobilidade de docentes e alunos entre as universidades de língua portuguesa”, informou Rui Martins, que também explicou que a China definiu como estratégia fundamental para Macau a ligação com os países de língua portuguesa. “A Universidade de Macau actua como plataforma para essa cooperação, nos âmbitos académico e de negócios”, completou. Entre as áreas do conhecimento de maior interesse para o intercâmbio estão a Língua Portuguesa. “O nosso Departamento de Português assina acordos com instituições brasileiras e portuguesas e envia várias turmas de alunos por ano para melhorar a sua compreensão dos países de Língua Portuguesa e suas culturas."

Outra área de interesse é a microelectrónica onde o professor Rui Martins dirige o laboratório de referência recentemente aprovado pelos Governos de Macau e da China.