1.JPG
Ex-governadores de Macau Garcia Leandro e Carlos Melancia com o pessoal da UM e os estudantes
2.JPG
O Prof. Rui Martins fala a Garcia Leandro e a Carlos Melancia sobre o Laboratório de Referência do Estado em Circuitos Integrados em Muito Larga Escala Analógicos e Mistos

Os Ex-governadores de Macau, Garcia Leandro e Carlos Melancia, visitaram recentemente a Universidade de Macau (UM). Ficaram impressionados com as realizações que a UM conseguiu nas últimas três décadas.

Os dois ex-governadores de Macau foram calorosamente recebidos pelo Vice-Reitor da UM (investigação), Prof. Rui Martins, pessoal e estudantes. O Prof. Martins mencionou as principais realizações que a UM conseguiu nos últimos anos, a nível do ensino e da investigação. Actualizou igualmente os convidados sobre o planeamento do novo campus da UM. Garcia Leandro e Carlos Melancia ficaram muito impressionados com as realizações da UM, bem como com as suas perspectivas para o futuro com o novo campus na Ilha de Hengqin.

Carlos Melancia disse que a UM está na boa direcção ao enfatizar o desenvolvimento da investigação científica, uma vez que esta é uma das áreas importantes para o desenvolvimento futuro de Macau, tendo em conta a necessidade de diversificar a sua economia. Garcia Leandro disse que os cursos de Direito em português da UM combinam o conhecimento do direito com as aptidões de aquisição da língua, e desempenham um papel muito importante nesta nova fase de Macau, servindo de ponte entre a China e os países de língua portuguesa.

Carlos Melancia é actualmente presidente da Fundação Jorge Álvares. Durante a sua estada na UM, ele e representantes da UM assinaram um memorando de entendimento relativo ao estabelecido de um prémio designado "Fundação Jorge Álvares". Os pormenores e regulamentos referentes a este prémio irão ser negociados mais a fundo. Espera-se que este prémio seja atribuído pela primeira vez em 2011. Seguidamente, os dois falaram com os estudantes da Faculdade de Direito e do Departamento de Português e visitaram o Laboratório Chave Estatal de Sinal Analógico e Misto VLSI.

Garcia Leandro e Carlos Melancia são ambos figures importantes na história da UM. Garcia Leandro foi o primeiro governador de Macau após a Revolução Democrática Portuguesa em 1974 e foi ele também que assinou o documento para a aquisição do terreno do campus da UM no último ano do seu mandato, que decidiu a aquisição da Universidade da Ásia Oriental, a predecessora da UM, pela Fundação Macau, e que criou o Curso de Direito de Macau na UM.