4.jpg
O Professor Wei Zhao, Reitor da Universidade de Macau (UM) recebe o título "Doutor Honoris Causa" conferido por 12 universidades portuguesas.
1.JPG
2.JPG
O Professor Wei Zhao profere um discurso.

O Professor Wei Zhao, Reitor da Universidade de Macau (UM) e cientista de renome internacional na área de informática, foi homenageado pelas Universidades portuguesas que lhe conferiram o título "Doutor Honoris Causa" numa cerimónia realizada na Academia das Ciências de Lisboa no passado dia 20 de Março.

O Grau de Doutor Honoris Causa foi atribuído por 12 instituições portuguesas de ensino superior, nomeadamente, Universidade do Porto, Universidade Técnica de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Aveiro, Universidade do Minho, Universidade de Évora, Universidade dos Açores, Universidade do Algarve, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade da Beira Interior, Universidade da Madeira e Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE.

Estavam presentes na cerimónia cerca de 200 convidados, incluindo o Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior de Portugal Professor Mariano Gago, o Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas Professor António Rendas, representantes da Embaixada da República Popular da China em Portugal e o Chefe da Delegação Económica e Comercial de Macau em Lisboa Eng.º Raimundo Arrais do Rosário.

O Presidente da Academia das Ciências de Lisboa Professor Eduardo Romano de Arantes e Oliveira, que presidiu à cerimónia de imposição do título, fez notar que 3 Universidades Portuguesas tinham conferido o Grau de Doutor Honoris Causa ao Presidente do Instituto de Tecnologia de Massachusetts em 2009. Agora este recorde foi quebrado pela homenagem atribuída por 12 estabelecimentos portugueses de ensino superior ao Professor Wei Zhao.

O Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas Professor António Rendas afirmou que esta iniciativa visa não só reconhecer os notáveis êxitos alcançados pelo Professor Wei Zhao na investigação científica e no domínio do ensino superior, mas também galardoar os seus contributos significativos para a promoção da cooperação e intercâmbio entre as instituições de ensino superior de Macau, de Portugal e da República Popular da China, tendo em conta ainda a importância e o significado da UM como plataforma privilegiada para fortalecer a cooperação entre as Universidades portuguesas e chinesas. O responsável elogiou igualmente o rápido desenvolvimento e o elevado nível de investigação científica alcançados pela UM durante um curto período de tempo.

O Professor Wei Zhao disse estar muito honrado com esta homenagem, e considerou que esta distinção é não só uma honra pessoal, mas também um reconhecimento pelos êxitos da UM e do Governo da RAEM e pelo rápido desenvolvimento e reforma do ensino superior na República Popular da China. O laureado afirmou que Macau deverá acelerar a evolução do ensino superior de modo a formar mais quadros qualificados no sentido de ir ao encontro do rápido desenvolvimento económico local registado nos últimos anos. Caso contrário, Macau será marginalizado tendo em conta a forte aposta no ensino superior nas regiões vizinhas. Comparada com as Universidades Portuguesas, a UM é apenas uma instituição pequena e jovem. Por isso, tem muito a aprender com os seus parceiros portugueses. Todavia, tanto a UM como as instituições portuguesas ambicionam alcançar o nível de universidade de ponta à escala internacional, oferecer ensino e serviços de excelência às comunidades local e internacional e realizar investigação científica de alto nível.

O Professor Wei Zhao tomou posse como 8.º Reitor da UM em 2008. É o primeiro Professor Catedrático de Mérito da UM e o cientista principal para o projecto nacional “973”. Foi Director do Instituto Politécnico de Rensselaer, nos EUA, Director da Divisão do Computador e Sistemas de Rede na Fundação das Ciências Naturais dos EUA, e Sénior Vice-Presidente Associado para a Investigação da Universidade A&M de Texas. É igualmente detentor de duas patentes nos EUA e publicou 300 artigos em revistas, conferências científicas e em capítulos de livros, os quais foram citados por mais de 2,000 vezes.

Como Reitor da UM, o Professor Wei Zhao tem vindo a envidar um esforço especial para a melhoria da educação a nível de licenciatura, tendo tomado várias iniciativas para elevar o estatuto académico e o nível de reconhecimento da instituição, incluindo criação do Colégio de Honra, estabelecimento dos colégios residenciais e implementação de um modelo educacional com quatro componentes, nomeadamente a educação especializada, a educação holística, a educação através da investigação e a educação através da interacção entre os estudantes e com a comunidade.