1.JPG

o Reitor da UM, Wei Zhao, o Vice- Reitor, Prof. Simon Ho, o Presidente da Assembleia Geral da Associação dos Antigos Alunos da UM, Dr. Ao Peng Kong, o Presidente da Comissão Executiva da Associação dos Antigos Alunos da UM, Sr. Kot Man Kam e a Vice-Presidente da Comissão Executiva da Associação de Estudantes do Colégio Aberto da Universidade da Ásia Oriental, Sra. Choi Pui Leng presidiram à cerimónia de lançamento do Dia do Antigo Aluno

2.JPG

Encontro dos Antigos Alunos

3.JPG
Stands de jogos

Ontem (18 de Setembro de 2010) a Universidade de Macau (UM) lançou a Série de Actividades “Devolver à Alma Mater” , com o objectivo de fortalecer os laços com os seus antigos alunos. Foi organizada uma série de actividades, incluindo a Cerimónia de Lançamento do Dia do Antigo Aluno com a Cerimónia de Entrega de Prémios aos Estudantes, uma visita guiada do campus e jogos. Muitos antigos alunos voltaram à UM para recordarem velhos tempos e testemunharem a entrega de prémios aos estudantes actuais. Aproveitaram também a oportunidade para se inteirarem das realizações da UM a nível da investigação.
À Cerimónia de Lançamento do Dia do Antigo Aluno, seguiu-se a Apresentação da Lista de Bolsas de Estudo e da “Lista de Honra do Reitor” Este ano, a UM criou 220 bolsas de estudos com doações de MOP 4.7 milhões de 30 de instituições e de particulares. 160 estudantes actuais, com excelentes realizações académicas e participação activa em actividades extra-curriculares e serviços sociais, receberam bolsas de estudo na presença dos antigos alunos.
O Reitor da UM, Wei Zhao, disse que era extremamente revigorante ver os antigos alunos voltarem à Universidade para se inteirarem das alterações sofridas pela escola, gozarem um fim-de-semana divertido na sua alma mater e reunirem-se com velhos colegas e antigos professores no jantar de convívio. Assim, espera trabalhar com mais antigos alunos a fim de criar mais oportunidades para eles participarem na vida da Universidade, e ajudarem a moldar o futuro da UM e devolverem em favor dos estudantes actuais e daqueles que hão-de vir.
A UM recompensou também com prémios os estudantes que integraram a Lista de Honra do Reitor de 2009/2010, incluindo Tam Meng Chu da Faculdade de Gestão de Empresas na área principal de Gestão do Jogo, Wu Hio Tong da Faculdade de Educação na área principal de Matemática, Chong Chi Wai da Faculdade de Direito na área principal de Direito em Língua Chinesa, Lai Io Fai da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas na área principal de Comunicação, e Cheok Meng Fai da Faculdade de Ciências e Tecnologia na área principal de Engenharia Civil. Estes estudantes obtiveram as melhores classificações nas suas faculdades respectivas durante o ano lectivo de 2009/2010.
No ano passado, a UM lançou o Programa de Apoio entre Pares (PSP) através do qual estudantes mais velhos agem como mentores de estudantes mais novos e partilham as suas experiências, quer a nível do estudo, quer a nível das actividades sociais. O objectivo do PSP é preparar os estudantes para os futuros desafios do mercado de trabalho. Para dar mais ímpeto ao programa, a Cerimónia de Inauguração da Associação de Alunos do PSP teve lugar a seguir à Apresentação das Bolsas de Estudo e da “Lista de Honra do Reitor” .
Para além das actividades acima referidas, tiveram igualmente lugar uma competição desportiva, um concurso de fotografia, jogos, stands de exposições, um encontro de antigos alunos e um jantar. Muitos antigos alunos e os seus familiares passaram o tempo todo muito excitados a fotografar tudo na esperança de captar estes momentos memoráveis nas suas máquinas fotográficas. Disseram que o “Dia do Antigo Aluno”lhes oferecia uma oportunidade preciosa para recordarem velhos tempos com os seus antigos condiscípulos e professores e também para se inteirarem dos últimos desenvolvimentos da UM e das suas últimas e principais realizações a nível da investigação.
Os doadores de Bolsas de Estudo para o ano de 2010 incluem: a Fundação Macau, o Venitian Cotai Limitada, o Banco Nacional Ultramarino (BNU) — Macau, a Fundação Henry Fok, a Companhia Nam Kwong (Grupo) Limitada, o Banco Industrial e Comercial da China (Macau) Limitada, a Wynn Macau Limitada, Sir Run Run Shaw, a Corporação Bancária de Hong Kong e Xangai Limitada (Hong Kong), o Grupo Wu, a Companhia de Telecomunicações de Macau, a Lisboa Holdings, a Sociedade de Jogos de Macau S.A., a Companhia do Aeroporto Internacional de Macau Limitada, o Instituto de Estudos Europeus de Macau, o Dr. Lam Kin Chung, a Autoridade Monetária de Macau, o Banco Comercial de Macau, o Banco Luso Internacional Ltda., o Sr. Wong Seng Hong, A Companhia de Abastecimento de Águas de Macau Limitada, o Centro de Investigação e Desenvolvimento Ocean-Tech, o Banco Hang Seng Limitada, o Sr. Choi Kai Yau, a Companhia de Serviços de Investimento Limitada, a Companhia China Telecom (Macau) Limitada, o Sr. Che-Kit Siu, o Sr. Dragon Ieong, o Dr. Chan Hio Wan, e a Associação dos Antigos Alunos da Universidade.