O Centro de Estudos de Macau (CMS) da Universidade de Macau (UM) realizou, no dia 1 de novembro de 2023, um seminário intitulado “A VIDA EM TODO O LADO: algumas ideias sobre ciência, universidades, centros de investigação, museus, alfabetização científica e outras”, cujo orador foi o Prof. Nuno Ferrand de Almeida. O Prof. Almeida é um biólogo de renome mundial e professor de Biologia Evolutiva e da Conservação na Universidade do Porto, Portugal, e foi galardoado com a Légion d’Honneur pelo Presidente francês em 2023.

Durante o seminário, o Prof. Almeida usou o coelho europeu como exemplo para introduzir os conceitos de formação, transformação e domesticação das espécies. Além disso, utilizou a relação hospedeiro-parasita para explanar a coevolução dos dois na sua sobrevivência competitiva a longo prazo. Com os exemplos acima referidos, mostrou os mais recentes desenvolvimentos em biologia genómica alcançados pelos seres humanos, os limites éticos na aplicação de tecnologias relevantes e a importância do seu reconhecimento público. O Prof. Almeida salientou que a ligação entre os institutos de investigação relevantes está atualmente concentrada em alguns países ou regiões importantes do hemisfério norte e que não existe uma rede mundial. Por isso, esperou que as universidades, os centros de investigação e outras organizações continuassem a desenvolver-se e a comunicar entre si nos domínios relevantes e a trabalhar em conjunto para melhorar a  alfabetização científica da sociedade global. Para além disso, na sua opinião, na vida social, um ambiente e um estilo de vida em que a arte e a ciência estejam interligadas pode promover o interesse e a compreensão da ciência, incluindo a biologia, e ajudar a levar a ciência até às pessoas.

O seminário contou com a presença de Rui Paulo da Silva Martins, Vice-Reitor da Universidade de Macau, e Danny Leong Chi Man, professor assistente da Beijing Normal University-Hong Kong Baptist University United International College, bem como académicos, investigadores e estudantes relevantes, etc. Durante a sessão interactiva, trocaram pontos de vista sobre vários temas, tais como a recolha de espécies de investigação e a sua autorização, a resposta do público à tecnologia de modificação genética e os estilos de vida em que se encontram a arte e a ciência, etc.

Source: Centre for Macau Studies

Media Contact Information: