O 37.º Curso de Verão de Língua Portuguesa, organizado pelo Departamento de Português da Faculdade de Letras da Universidade de Macau, teve início no dia 10 de Julho. O Curso de Verão de Língua Portuguesa deste ano regressa ao ensino presencial, incluindo aulas de língua e uma série de atividades culturais, com a participação de 280 estudantes de Macau, do interior da China e da Coreia do Sul.

O Curso de Verão de Língua Portuguesa da UM mantém o intuito de sempre: dotar os participantes de um conhecimento aprofundado da língua portuguesa, de uma consciência crescente da sua variedade linguística e cultural e do seu inestimável valor em todo o mundo. A Universidade de Macau espera que, ao longo das três semanas do curso, os participantes possam estudar em conjunto sob a orientação de professores e animadores culturais em áreas relevantes, e estabelecer laços estreitos de companheirismo e amizade.

O Curso de Verão deste ano é rico em conteúdo. Além das aulas de língua, as dimensões histórica, social, económica e política de Macau e dos países de língua oficial portuguesa são também aspectos versados durante o curso; tópicos sobre história, Portugal contemporâneo, tradução e interpretação também serão desenvolvidos nos níveis intermédio e avançado. Para além de tudo isto, o Curso de Verão organiza uma série de actividades culturais, todas elas conduzidas em Português, como formas dinâmicas de ensino e aprendizagem, numa abordagem que se quer simultaneamente lúdica e didáctica. Neste âmbito, o Curso de Verão é provido de Clubes que englobam a aprendizagem teórica e prática de domínios tão variados como a Capoeira, as Danças Folclóricas, a Enologia e a Poesia e Movimento. Além destas componentes, terá lugar ainda um concerto, no qual vai actuar a Banda da Casa de Portugal em Macau.

Esta edição do Curso de Verão conta com o apoio da Fundação Macau, dos Correios de Macau e dos Serviços de Turismo de Macau. A cerimónia de abertura contou com a presença do Vice-Reitor para os Assuntos Globais, Professor Rui Martins, do Director da Faculdade de Letras, Professor Xu Jie, do Director do Departamento de Português, Professor João Veloso, e dos Coordenadores do Curso de Verão, Professores José Pascoal e Vítor Silva.

Source: Faculty of Arts and Humanities

Media Contact Information: