O Departamento de Português da Faculdade de Letras da Universidade de Macau desenvolve uma plataforma de e-learning de português http://ple8ple.fah.um.edu.mo. A plataforma tem como objetivo aplicar o princípio da praticidade, focando no uso prático da gramática, criando um ambiente autêntico e concreto de uso da língua para os aprendentes e tornando a aprendizagem da gramática interessante e prática.

A Plataforma, financiada pelo Fundo Educativo do Governo da RAE de Macau (N.º do Projeto: CP-UMAC-2021-01), destina-se, especialmente, a falantes chineses que estudam Português Língua Estrangeira. Nesta fase, estão desenvolvidos 20 módulos que abrangem a gramática dos níveis A1 a B1 definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas e pela Reference Standard for Teaching Portuguese as a Foreign Language. Cada módulo tem como tema uma situação contextual, através da qual o conteúdo gramatical é abordado. Para permitir uma melhor compreensão do conteúdo, a plataforma é bilingue – em chinês e em português – e o conteúdo está organizado evoluindo de tópicos mais simples para tópicos mais sofisticados. Cada secção apresenta uma variedade de exercícios que correspondem aos tópicos em foco. Isso permite que os alunos pratiquem e desenvolvam as habilidades ouvir, falar, ler e escrever de várias maneiras diferentes, oferecendo oportunidades para que os alunos consolidem os seus conhecimentos gramaticais durante o processo de aprendizagem.

A plataforma de e-learning permite que os utilizadores pratiquem, apliquem e autoavaliem a sua aprendizagem de forma a tornarem-se aprendentes autónomos. Devido à sua originalidade, flexibilidade e eficiência, o departamento acredita que a plataforma será uma referência para os alunos de Português Língua Estrangeira.

Para mais informações, contacte o Departamento de Português da Faculdade de Letras da Universidade de Macau pelo email: fah.portuguese@um.edu.mo ou pelo telefone: (853) 8822 8181/8931.

Source: Faculty of Arts and Humanities

Media Contact Information: