O Professor Doutor Wei Zhao, oitavo Reitor da Universidade de Macau (UM), irá tomar posse no dia 10 de Novembro, com mandato de cinco anos, tornando-se assim o primeiro Reitor da UM recrutado através de um concurso internacional. A cerimónia de investidura do Prof. Doutor Wei Zhao terá lugar no dia 29 de Novembro

O Prof. Doutor Zhao chegou ao aeroporto de Macau no passado dia 8 de Novembro, e foi recebido por representantes dos estudantes, e pelo pessoal de direcção e funcionários da Universidade, que lhe apresentaram as boas-vindas. Todos os membros da UM esperam que o novo Reitor possa trazer novas perspectivas para o desenvolvimento da Universidade. O Prof. Doutor Zhao sente-se honrado por ter sido nomeado Reitor da UM e agradece a todo o pessoal da UM o seu apoio. Está igualmente confiante que a UM poderá alcançar novos êxitos sob a sua liderança. Antes da tomada de posse, já se reuniu com o pessoal de direcção e representantes dos docentes e estudantes da UM, a fim de conhecer o funcionamento da Universidade.

O Prof. Doutor Zhao é um académico chinês americano de grande prestígio. Tem profunda experiência em vários domínios, incluindo o ensino, a investigação, a administração e gestão. Antes de assumir funções na UM, foi Dean of Science no Rensselaer Polytechnic Institute, Director da Division of Computer and Network Systems na National Science Foundation nos EUA, e depois Senior Associate Vice President for Research na Texas A&M University.

Como IEEE Fellow, O Prof. Doutor Zhao fez contribuições significantes para as áreas de distributed computing, sistemas de tempo real, redes de informática e segurança no ciberespaço. O grupo de investigação científica liderado por si recebeu vários prémios e distinções, incluindo o prémio do melhor artigo científico na IEEE International Conference on Distributed Computing Systems (1992) e IEEE National Aerospace and Electronics Conference (1998), como também o prémio de transferência tecnológica conferido em 2001 pela Defense Advanced Research Program Agency. Em 2007, foi galardoado com o Outstanding Achievement Award pelo IEEE Technical Committee on Parallel and Distributed Systems. O Prof. Doutor Zhao é igualmente detentor de duas patentes nos EUA e publicou 280 artigos em revistas e conferências científicas e em capítulos de livro. Recebeu o prémio de Lifelong Achievement Award da Chinese Association of Science and Technology em 2005, e o Overseas Achievement Award da Chinese Computer Federation.

Antes da sua deslocação a Macau, o Prof. Doutor Zhao liderou, a pedido da National Science Foundation dos EUA, uma delegação de responsáveis de instituições de ensino superior norte-americanas, numa visita à República Popular da China, tendo como objectivo conhecer a situação do ensino das ciências e do desenvolvimento da investigação científica no país. Esta visita promoveu a cooperação sino-americana na realização conjunta de projectos científicos e lançou uma base para o futuro intercâmbio entre as duas partes. Por outro lado, foi também útil para o futuro desenvolvimento da UM em diversas áreas.

Legenda: O Professor Doutor Wei Zhao (sexto á direita) recebido pelos representantes da Universidade de Macau