Chega à Universidade de Macau (UM) o 25o Aniversário da sua fundação no ano corrente. Com o tema “Flying Higher on Silvery Wings” (voando alto nas asas prateadas em inglês), uma corda de celebrações vai desenvolver-se após a Cerimónia Inaugural das Comemorações.

A Cerimónia Inaugural das Comemorações do 25o Aniversário, a que o Chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau, Dr. Ho Hau Wah, e o Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Dr. Chui Sai On, vão presidir, realizar-se-á no dia 29 de Abril (Sábado). Serão também realizadas a seguir no mesmo dia as Cerimónias de Inauguração dos Edifícios Ásia Oriental e Jubileu de Prata bem como do Instituto de Investigação Educacional Tin Ka Ping, seguidas de uma corrida concurso assim como um passeio alegre à volta do câmpus que ambas vão permitir uma felicitação conjunta entre os corpos docente e administrativo e os alunos correntes e antigos da Universidade.

O referido dia inaugural vai iniciar uma série de actividades festivas, incluindo várias conferências internacionais de grande relevância, seminários e palestras; a emissão de selos comemorativos do 25o Aniversário agendada no dia 28 de Setembro; um concerto, um festejo grandioso e um jantar de gala em Outubro; e a publicação de um álbum comemorativo do Jubileu de Prata.

UM tem-se tornado numa universidade compreensiva, com um corpo docente internacionalizado composto de 358 professores do tempo inteiro que abrange professores catedráticos, professores associados, professores auxiliares e assistentes. O número dos estudantes correntes já atinge 6000, sendo que mais de 4000 frequentam os cursos de licenciatura enquanto os restos os de pós-graduação (Mestrado e Doutorado). Com o maior número de programas académicos a nível local, a Universidade fornece uma trintena de cursos especializados em gestão de empresas, ciências da educação, ciências e tecnologias, ciências sociais e humanas, e direito. UM promove sempre activamente uma variedade de investigações académicas, cujas algumas realizações já se encontram na alcance internacional. É ainda estimulante a publicação contínua, em quase 100 jornais académicos internacionais, papéis a boa parte dos quais sai na frente das hierarquias internacionais. Actualmente, UM tem estabelecido programas de intercâmbio de estudantes com mais de 40 universidades na Europa, América, China Continental, Hong Kong e Japão, sob os auspícios dos quais se tem desenvolvido uma série de actividades de intercâmbio académico que permite aos estudantes da UM uma convivência com os congéneres de nacionalidades diferentes, os horizontes ampliados bem como uma vida universitária mais diversificada.

Durante os 25 anos passados, UM tem nutrido cerca de 17.000 formados para Macau e para os exteriores. Não faltam aos alunos antigos êlites que trabalham nas indústrias diversas e que dão contribuição à sociedade.

Pela ocasião do seu 25o Aniversário, UM continuará as suas boas tradições e a sua procura da excelência no ensino e na investigação académica, destinando-se a maiores contributos para a comunidade.