Mak Pui In, estudante de doutoramento na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Macau (UM) a quem foi concedido o Título Honorífico de Valor pelo governo da Região Administrativa Especial de Macau no início do ano corrente, defendeu a sua tese de doutoramento que foi aprovada com a classificação máxima. Tornando-se, então, o quinto doutor em Microelectrónica na UM e o décimo-segundo aluno que completou o doutoramento nesta Universidade.

Mak Pui In defendeu, no dia 6 de Julho, uma tese intitulada na sua designação em Inglês, “Multistandard-Compliant and Low-Voltage Analog-Baseband Techniques for Wireless Communication system”. Foi aprovada com a classificação máxima de “Muito Bom com Distinção e Louvor” por unanimidade dos elementos do Júri. O Professor Ken Martin, um dos examinadores e que é “Professor Catedrático (do Quadro, ou seja, com “tenure”)” há mais de 25 anos, disse que nos Estados Unidos há gente que não acredita que haja concepções inovadoras no âmbito de Microelectrónica na Ásia, e, particularmente, na China. Mas a tese original de Mak Pui In é uma das melhores que ele encontrou ao longo da sua já longa carreira, consequentemente estando em contradição com os preconceitos norte-americanos.

Mak Pui In, nascido em Macau, obteve a Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e Electrónica na UM em 2003. No ano de 2004, foi admitido directamente, graças aos excelentes resultados académicos, no programa de doutoramento que veio a completar em apenas dois anos e meio. Durante a sua frequência do doutoramento, publicou cerca de 20 artigos em revistas do IEEE/IEE e em conferências da especialidade, alguns dos quais foram premiados. Além disso, uma nova técnica desenvolvida por ele, foi submetida como invenção em 2005 ao Departamento de Patentes dos Estados Unidos, estando neste momento em fase de apreciação tendo já obtido a designação de “U.S. Patent Pending”.

O Júri, presidido pelo Professor Iu Vai Pan, Reitor da UM, teve a seguinte composição: Professor Ken Martin (IEEE Fellow, Stanley Ho Professor of Microelectronics,University of Toronto, Canada), Professor Peter Chung-Yu Wu (National Chiao Tung University, Hsinchu, Taiwan), Professor Wang Zhihua (Tsinghua University, Beijing), Professor Han Yingduo (Chinese Academy of Engineering, Tsinghua University and UM), Professor Rui Martins (Vice-Reitor da UM e orientador) e Professor Ben Seng-Pan U (Chipidea Microelectronics e UM, co-orientador).