O Departamento de Português da Faculdade de Letras da Universidade de Macau vai realizar o 34.º Curso de Verão de Língua Portuguesa entre os dias 20 e 31 de Julho de 2020. As aulas irão decorrer todos os dias úteis, entre as 9h e as 18h00, à distância, através da plataforma MOODLE e do serviço ZOOM.

A oferta formativa em 2020 inclui cursos de língua e cursos temáticos. Todos os cursos contribuem para o desenvolvimento das competências linguística, sociolinguística, pragmática e sociocultural em português e da consciência intercultural.

Os cursos de língua estão organizados em cinco níveis diferentes (A1, A2, B1, B2, C1) com 30 horas cada, complementadas por 15 a 20 horas de estudo autónomo orientado pelos professores. Além do desenvolvimento das competências receptivas e produtivas, escritas e orais, os cursos de língua incluem sessões dedicadas a questões da gramática, do vocabulário e a outras características específicas de cada nível.

Os cursos temáticos com uma oferta global de 58 horas nas áreas de literatura, linguística, cinema, gastronomia, música, história, educação, ensino, aprendizagem e avaliação de línguas, tradução e sociedade. Como os horários não se sobrepõem, os estudantes podem inscrever-se em todos ou naqueles que entenderem. Além da formação linguística e cultural, os participantes podem ainda ficar a conhecer Macau e as comunidades portuguesa e macaense em Macau e em Portugal bem como instituições e lugares em Portugal.

A organização do Curso de Verão fornecerá ainda um conjunto de informações relevantes sobre materiais para a aprendizagem da língua portuguesa.

Os estudantes que frequentarem os cursos de língua A1 e A2 têm uma formação em língua de 50 horas, à qual pode ser adicionada a oferta de 10 horas das oficinas de Gastronomia e Música, que, estando abertas a todos os estudantes, foram especialmente concebidas para aqueles com competências linguísticas mais limitadas.

Os estudantes que frequentarem os cursos de língua B1, B2 e C1 têm uma formação em língua de 45 horas, à qual pode ser adicionada uma oferta máxima de 58 horas correspondente aos cursos temáticos.

O programa, com informação sobre os cursos, os horários e sobre como cada um pode construir o seu próprio programa, pode ser consultado na página digital do Curso de Verão do Departamento de Português (https://fah.um.edu.mo/portuguese-language-summer-course/). A inscrição é feita online.

As oficinas de Gastronomia e de Música foram gravadas ao vivo, em Macau, para este Curso de Verão. São duas oficinas que promovem a aprendizagem do português através da gastronomia e da música de vários territórios de língua portuguesa. Os estudantes são convidados a realizar várias tarefas de prática da língua antes, durante e depois das oficinas.

No fim do curso, os participantes podem receber um certificado de participação com a descrição do seu perfil linguístico e com a lista de cursos frequentados ou um certificado de aproveitamento. Os estudantes que optarem por esta modalidade de certificação terão de ser avaliados.

Apesar de se realizar a distância, o 34.º Curso de Verão mantém a oferta formativa de anos anteriores e apresenta um conjunto de novas propostas temáticas e abordagens ao ensino e à aprendizagem da língua.

Origem de notícias: Faculdade de Letras

Contacto com média: