4__resized.jpg
O Reitor Wei Zhao (o 4º a partir da esquerda)
 Actualizando o Presidente Hu (o 5º a partir da esquerda) sobre o planeamento e os princípios de concepção do novo campus
3__resized.JPG

Inscripção escrita pelo Presidente Hu

2__resized.jpg
O Presidente Hu Jintao (à direita) e o Chefe do Executivo Chui Sai On procederam conjuntamente à cerimónia de descerramento da placa comemorativa
1__resized.jpg
Cerimónia de lançamento do novo Campus da UM

O dia 20 de Dezembro de 2009 é altamente significativo porque testemunha três eventos importantes, nomeadamente o 10º aniversário da R.A.E. de Macau, a tomada de posse Chefe do Executivo da R.A.E. de Macau, Dr. Chui Sai On, e a cerimónia de lançamento do novo campus da Universidade de Macau (UM). O novo campus da UM tem uma significação histórica, uma vez que representa um marco importante no desenvolvimento do ensino superior em Macau. Uma delegação do Governo Central liderada pelo Sr. Hu Jintao, Secretário-Geral do Comité Central do Partido Comunista da China (CCPC), Presidente da República Popular da China e Presidente do Comité Militar Central, esteve presente na cerimónia de lançamento, com o Presidente Hu a oficiar na cerimónia, o que mostra o grande apoio do Governo Central ao ensino superior em Macau e ao novo campus da UM.

À chegada ao local do novo campus, o Presidente Hu inspeccionou a mesa de areia com a maqueta arquitectural baseada no plano mestre para o novo campus. O Reitor da UM, Wei Zhao actualizou o Presidente Hu sobre os princípios dos planos e do projecto para o novo campus e agradeceu ao Governo Central, em nome de todos os docentes, estudantes e pessoal da Universidade por lhes ter concedido esta oportunidade sem precedentes, esta oportunidade de ouro. Ele comprometeu-se a desenvolver a UM, de modo a torná-la uma das mais importantes universidades da Ásia e uma universidade de primeira classe no mundo, dentro de um período de tempo curto, através da introdução no novo campus de várias medidas, tais como a implementação de um ensino de pré-graduação de elite, o desenvolvimento de uma equipa da faculdade de alto nível e a promoção da excelência na investigação.

Em seguida, o Presidente Hu encontrou-se com funcionários dos governos de Cantão e Zhuhai e com os gestores de topo da UM. Neste encontro, o Presidente Hu resumiu as suas grandes expectativas em relação à Universidade com cinco “de primeira”: Tornar-se uma universidade de primeira no mundo, construir instalações de primeira, desenvolver uma equipa da faculdade de primeira, criar graduados de primeira e alcançar resultados de primeira. Escreveu igualmente uma inscrição para a UM que diz: “ama a China, ama Macau, aprende extensivamente, e pratica seriamente”.

A cerimónia de lançamento começou às 16:00 horas. O Presidente Hu Jintao, acompanhado pelo Dr. Chui Sai On, procedeu à cerimónia de descerramento da placa comemorativa. O Dr. Chui Sai On fez notar no seu discurso que a UM é a primeira universidade jamais estabelecida em Macau e que ao longo de um desenvolvimento de perto de três décadas, a Universidade criou uma base relativamente sólida. Disse que o novo campus, uma vez acabado, irá abrir uma nova era para a Universidade. Afirmou confiar que os docentes, estudantes e pessoal da UM trabalharão em conjunto com vista a atingir o objective de tornar a UM uma universidade de primeira no mundo com características únicas.
A Conselheira de Estado, Liu Yandong, disse no seu discurso que a provação da construção do novo campus da UM na Ilha de Hengqin era uma importante iniciativa por parte do Governo Central que visa a apoiar a R.A.E. de Macau no seu empenho em desenvolver o ensino e formar graduados de alto nível. Afirmou que a UM é a universidade compreensiva mais influente em Macau e que, como tal, goza de um estatuto importante na formação de graduados de alto nível para a R.A.E. de Macau. Acrescentou que o novo campus, uma vez terminado, irá oferecer à UM um espaço muito mais vasto para que possa realizar um maior desenvolvimento e ajudará a melhorar o ambiente de aprendizagem e de vida, tanto para os estudantes como para os docentes, melhorando, deste modo, a qualidade global do ensino na R.A.E. de Macau e promovendo a formação de graduados de alto nível. Disse ainda ter absoluta confiança que a UM agarrará esta oportunidade para alcançar novos marcos e dar uma maior contribuição para a diversificação industrial moderada de Macau.

Enquanto participantes na cerimónia de lançamento, o Presidente Hu Jintao, a Conselheira de Estado Liu Yandong, o Secretário do Comité Provincial de Cantão do CCPC Wang Yang, o Director do Gabinete para os Assuntos de Hong Kong e de Macau do Conselho de Estado Liao Hui, o Chefe do Executivo da R.A.E. de Macau Chui Sai On, e o Presidente do Conselho da Universidade da UM Tse Chi-Wai serviram-se de pás para “remexer a terra” simbolicamente para marcarem o início do processo de construção. Com esta ligação da maquinaria de construção, a Um deu formalmente um arranque na construção do seu novo campus que se espera estar terminado dentro de três anos.