Uma delegação da Universidade de Macau (UM), liderada pelo reitor, Prof. Doutor Yonghua Song, visitou recentemente universidades de renome em Portugal. A delegação da UM reuniu-se com reitores de universidades portuguesas, incluindo o reitor da Universidade de Lisboa (ULisboa), Prof. Doutor António da Cruz Serra, com o objectivo de fortalecer a colaboração entre a UM e universidades portuguesas.

Durante a reunião, o Prof. Doutor Song afirmou que a UM atribui grande importância ao desenvolvimento de uma parceria estratégica com a ULisboa, acrescentando que a cooperação a longo prazo com universidades dos países de língua portuguesa é uma componente essencial da estratégia global da UM. O Prof. Doutor António da Cruz Serra manifestou as boas-vindas à delegação da UM e salientou que a ULisboa ficará contente com uma cooperação estratégica em larga escala com a UM. As duas partes tiveram discussões aprofundadas sobre vários tópicos, incluindo o ensino, a investigação e o intercâmbio de professores e alunos. Ambas as partes concordaram em fortalecer a cooperação em áreas tais como medicina clínica, saúde pública, medicina dentária e psiquiatria.

Também estavam presentes na reunião três vice-reitores da ULisboa (o Prof. Doutor João Barreiros, o Prof. Doutor Luís Ferreira e o Prof. Doutor Eduardo Pereira), o director da Faculdade de Medicina Dentária, Prof. Doutor Luís Pires, e o director da Faculdade de Farmácia, Prof. Doutor Matilde Castro, bem como os representantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FST), da Faculdade de Gestão de Empresas (FBA), da Faculdade de Ciências da Saúde (FHS), da Faculdade de Letras (FAH) e da Faculdade de Direito (FLL) da UM. Posteriormente, a delegação visitou o Instituto de Sistemas e Robótica da ULisboa.

A delegação da UM visitou ainda a Universidade de Coimbra (UC), uma instituição com 700 anos de história, e foi calorosamente recebida pela vice-reitora da UC, a Prof.ª Doutora Cristina Albuquerque. Durante a reunião, a Prof. Doutora Albuquerque expressou o desejo de fortalecer a cooperação com a UM no que diz respeito ao intercâmbio de professores e alunos, ao lançamento de cursos conferentes de dois graus académicos e à investigação científica. O reitor da UM apresentou, por sua vez, o desenvolvimento da UM nos últimos anos, frisando que será dada prioridade à finalização dos detalhes da cooperação com a UC.

A delegação da UM manteve encontros com o Doutor Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, com o Dr. Cai Run, embaixador da China em Portugal, e com a Dr.ª O Tin Lin, chefe da Delegação Económica e Comercial de Macau em Lisboa. A delegação também visitou a Universidade do Porto e a Universidade do Minho.

Os membros da delegação da UM incluíam o vice-reitor (Assuntos Globais), Prof. Doutor Rui Martins; a directora da FBA, Prof.ª Doutora Jean Chen; o director da FST, Prof. Doutor Xu Chengzhong; a directora associada da FAH, Prof.ª Doutora Victoria Harrison; o director associado da FHS, Prof. Doutor Xu Renhe; o director associado da FLL, Prof. Dr. Augusto Garcia; o director, substituto, do Gabinete de Assuntos Globais, Prof. Doutor Kevin Zhen; e directora do Gabinete dos Antigos Alunos e do Desenvolvimento e assistente especial do vice-reitor (Assuntos Globais), Dr.ª Cindy Lam.

Origem de notícias: Gabinete de Assuntos Globais

Contacto com média: Departamento de Comunicação da Universidade de Macau

Albee Lei  Tel: (853) 88228004 Kelvin U Tel: (853) 88224322 E-mail: prs.media@umac.mo Página principal da Universidade de Macau: www.umac.mo