O Centro de Ensino e Formação Bilíngue Chinês-Português, do Departamento de Português da Universidade de Macau, em colaboração com a Fundação Rui Cunha, tem o prazer de receber, entre os dias 1 e 4 de Abril de 2019, a professora e investigadora Ana Cristina Alves.

A investigadora conduzirá uma oficina de cultura comparativa, intitulada Diálogos Interculturais: Caracteres Chineses e Noções Ocidentais, estruturada em 4 sessões. A primeira, terceira e quarta sessões decorrerão na sala E21-1046 da Universidade de Macau, das 19h00 às 21h30. A segunda sessão ocorrerá na Fundação Rui Cunha, das 18h30 às 21h00. O objectivo destes encontros é fazer com que os participantes dialoguem e recriem, em um texto final, as percepções do “Mesmo” e do “Outro” em contacto com os caracteres chineses e as noções ocidentais, desconstruindo preconceitos sobre o que possam ser os grandes temas da filosofia oriental chinesa e da filosofia ocidental. Os encontros serão em Português, à excepção do quarto, que será em Inglês.

Ana Cristina Alves é doutora em Filosofia da História, Cultura e Religião e possui vários trabalhos publicados em diversas áreas, entre os quais se destacam: A Sabedoria Chinesa (2005) em Filosofia, em coautoria com Celina Veiga de Oliveira; Oito Cartas de Macau (1998) em literatura infantil; em coautoria com Wang Suoying, Contos da Terra do Dragão (2000) e Mitos e Lendas da Terra do Dragão (2009) em cultura e tradução; Culturas em Diálogo: A Tradução Chinês-Português (2016) em estudos de tradução; e Dicionário Chinês-Português/Português-Chinês (2010) em linguística.

Contacto: Centro de Ensino e Formação Bilíngue Chinês-Português

Telefone: 8822 4532