Indo ao encontro da estratégia nacional sobre o papel de Macau como plataforma entre a China e os países de língua portuguesa, e a fim de satisfazer as necessidades do ensino e investigação do português da Universidade de Macau (UM), a UM criou na sua biblioteca um espaço temático: o “Cantinho do Português”, que foi inaugurado hoje, dia 26. À respectiva cerimónia de abertura presidiram o Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Alexis Tam, e o Reitor da UM, Song Yonghua.

O Doutor Alexis Tam, no seu discurso, afirmou que a importância da língua portuguesa tem vindo a aumentar, não apenas por ser uma das línguas oficiais de Macau, mas também graças ao desenvolvimento de Macau como plataforma de intercâmbio cultural, o que tem recebido um grande apoio do Governo Central. Perante esta crescente procura de quadros bilingues em chinês e português, as instituições de ensino superior locais têm promovido activamente a língua portuguesa. A formação dos respectivos talentos é uma missão importante para o Governo de Macau e para a UM, sendo esta última uma das melhores universidades no ensino e estudos do português na Ásia. O Doutor Alexis Tam expressou o seu contentamento por ver a Universidade a levar a cabo esta missão e a atribuir recursos para a optimização dos equipamentos e do ambiente do campus para a aprendizagem da língua portuguesa.

Por outro lado, o Prof. Doutor Song Yonghua agradeceu ao Governo o apoio prestado ao ensino do português, salientando que o Departamento de Português da UM está a realizar uma série de reformas, que inclui a melhoria da organização dos cursos de licenciatura, a criação de bolsas de estudos destinadas aos alunos de português, a prorrogação da duração dos estudos no estrangeiro dos alunos de licenciatura, a adição de disciplinas nos cursos de mestrado e o aumento do recrutamento de estudantes internacionais. Além disso, a fim de promover a língua portuguesa, a UM tem tomado diversas medidas: criou, no ano passado, o Centro de Ensino e Formação Bilingue Chinês-Português, que está a desenvolver, de modo eficaz, vários trabalhos; estabeleceu, em cooperação com a Fundação Macau, o Prémio “Tradução Literária Chinês-Português e Português-Chinês”; a Biblioteca da Universidade, em conjunto com o Departamento de Português, criou o “Cantinho do Português”, para aproveitar o ambiente de aprendizagem excelente da UM e reforçar a ligação com os países de língua portuguesa no que toca à cultura e à língua.

O “Cantinho do Português”, como já mencionado, é uma iniciativa conjunta da Biblioteca Wu Yee Sun e do Departamento de Português, e localiza-se no 2.º andar da Biblioteca. Para além de disponibilizar informação sobre a cultura portuguesa, também se organizarão neste espaço palestras e exposições. O Cantinho tem ainda salas audiovisuais e de discussão, disponibilizando aos utilizadores um espaço destinado à aprendizagem, ensino e estudos do português, apoiando, ao mesmo tempo, a Aliança para Formação de Quadros Bilingues Qualificados nas Línguas Chinesa e Portuguesa no desenvolvimento de um centro de formação de talentos bilingues em chinês e português. O horário de abertura do “Cantinho do Português” é das 8h00 da manhã à meia-noite. Sejam todos bem-vindos para este espaço de aprendizagem, intercâmbio e interacção em torno da língua portuguesa.

Origem de notícias: Biblioteca Wu Yee Sun

Contacto com média: Departamento de Comunicação da Universidade de Macau

Albee Lei  Tel: (853) 88228004 Kelvin U Tel: (853) 88224322 E-mail: prs.media@um.edu.mo Página principal da Universidade de Macau: www.umac.mo