A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Macau (UM) celebrou um acordo de articulação de cursos (o programa “3+2”) com o Instituto Superior Técnico (IST), uma instituição de ensino superior de referência em Portugal. Ao abrigo deste acordo, a UM seleccionará estudantes de excelência do terceiro ano de licenciatura do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, que serão admitidos directamente em cursos de mestrado ministrados pelo IST, com duração de dois anos.

No âmbito desse programa, aos estudantes que concluam, com aproveitamento, três anos de estudo na UM e mais dois anos no IST, será atribuída a licenciatura pela UM e o mestrado pelo IST, ambos da área da Engenharia Electrotécnica e de Computadores, um mecanismo que lhes permitirá uma redução de pelo menos um ano de estudo, em comparação com a duração dos cursos de mestrado tradicionais.

Fundado em 1911, o IST é a maior escola de arquitectura, engenharia, ciência e tecnologia em Portugal. Atribuindo uma importância chave ao intercâmbio e cooperação internacionais, o IST está focado em ministrar um ensino ao nível dos mais elevados padrões internacionais. Dedicado a diversas áreas de investigação e desenvolvimento, entre as quais a robótica, telecomunicações, computadores e electrónica, o IST dispõe de um conjunto de laboratórios de excelência a nível mundial, designadamente o Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), o Instituto de Telecomunicações (IT), o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID) em Lisboa. Além disso, o IST ministra cursos de mestrado integrado conducentes ao grau de mestre com uma duração que, incluindo a licenciatura, é de cinco anos.

O Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UM, é, por seu lado, o único departamento de Engenharia Electrotécnica em Macau e foi acreditado pelo Hong Kong Institution of Engineers (HKIE). Mantendo laços de cooperação estreitos com o Laboratório de Referência do Estado em Circuitos Integrados em Muito Larga Escala Analógicos e Mistos da República Popular da China, instalado na UM, o Departamento alcançou excelentes resultados de investigação, a nível internacional.

O lançamento deste programa de articulação está em harmonia com a tendência que se tem verificado nos últimos anos, dado permitir aos estudantes da UM concluir, em tempo mais reduzido do que é tradicional, os estudos de mestrado em universidades de classe mundial, elevando assim a sua competitividade internacional, não só na própria área de especialização mas também nas vertentes da língua estrangeira e da multiculturalidade.

Origem de notícias: Faculdade de Ciências e Tecnologia

Contacto com média:Departamento de Comunicação da Universidade de Macau

Tel: (853) 88228004Tel: (853) 88224322E-mail: prs.media@um.edu.moPágina principal da Universidade de Macau: www.umac.mo