A Conferência Internacional sobre Ensino e Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira começou ontem (8 de Abril) na Universidade de Macau (UM). O evento foi organizado pelo Departamento de Português da Faculdade de Letras da Universidade de Macau, com a co-organização da Universidade de Lisboa e Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim. Durante o evento de dois dias, será criada uma associação privada de professores de língua Portuguesa na Ásia, destinada a facilitar os contactos e o diálogo entre os profissionais e professores de língua Portuguesa. A UM vai apoiar esta associação, oferecendo assistência e criando oportunidades de colaboração entre professores.

"Macau tem vindo a desempenhar um papel preponderante na globalização linguística, particularmente entre os países de língua portuguesa", disse Sou Chio Fai, Director do Gabinete de Apoio ao Ensino Superior (GAES) da RAEM. “Deste modo, Macau não só desempenha um papel importante nas relações entre a China e os países de língua oficial Portuguesa, mas também tem a responsabilidade de promover o ensino da língua Portuguesa na região Ásia-Pacífico, de modo a ajudar os países da região a adaptarem-se rapidamente às mudanças trazidas pela globalização, a cultivar um espírito bilíngue nas diversas áreas profissionais e a criar novas oportunidades de colaboração”.

"O Português não é apenas uma disciplina de estudo académico na UM, mas também uma das duas línguas oficiais de Macau, bem como a língua do nosso sistema jurídico", disse o Prof. Dr. Lionel Ni, actual vice-reitor da UM, no seu discurso de abertura. Esses factores explicam porque temos uma Faculdade de Direito tão forte, que atrai muitos estudantes internacionais, e são a razão de a Universidade de Macau sempre ter atribuído uma grande importância ao ensino da língua Portuguesa’.

A Prof. Doutora Hong Gang Jin, Directora da Faculdade de Letras, também discursou na abertura da conferência. "Devido à singularidade de Macau em termos de história, cultura, do seu panorama linguístico e localização geográfica, não só temos um profundo sentido de responsabilidade em promover a língua e a cultura portuguesa, mas também uma nobre missão de formar um grande número de estudantes, linguística e culturalmente competentes, bilingues ou trilingues em Português." Acrescentou ainda que o "Departamento de Português da UM tem 35 anos de história no ensino de português e é o maior departamento de português fora de Portugal e do Brasil. Em cada semestre, o departamento oferece três programas completos de graduação em diferentes áreas de estudos para mais de 550 alunos. "

A conferência reuniu cerca de 100 estudiosos, professores e estudantes de pós-graduação na área do ensino da língua portuguesa de 36 universidades de diferentes partes do mundo, incluindo a China continental, Taiwan, Macau, Portugal, Brasil, Coreia do Sul, Japão e Índia. Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de discutir e analisar questões relacionadas com a investigação e o ensino do Português na Ásia. A conferência de dois dias teve como objectivo fomentar a comunicação entre as universidades asiáticas no ensino e aprendizagem do Português. O evento teve uma conferência de abertura e outra de encerramento, três mesas redondas e 12 sessões em que foram apresentadas 48 comunicações.

Source: Gabinete de Comunicação

Informações de Contacto de imprensa:

Communications Office, University of Macau

Albee Lei  Tel:(853) 88228004