Liu Yugang, estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Macau (UM), defendeu, no dia 30 de Junho, uma tese intitulada na sua designação em Inglês, “Kinematics, Dynamics and Intelligent Control for Nonholonomic Mobile Modular Manipulators”. É o primeiro doutor em Robótica na UM e o primeiro aluno da China Continental que completou o doutoramento nessa Universidade.

Liu Yugang, nascido em Botou, na Província de Hebei da China, obteve a Licenciatura em Engenharia na Universidade de Ciências e Tecnologia de Pequim em Julho de 1999. Completou o Mestrado, em Abril de 2002, na Escola de Automação da Universidade de Correios e Telecomunicações de Pequim. Entre Abril e Outubro de 2002, Liu Yugang desempenhou funções de engenheiro informático na Hua Wei Communication Corporation em Shenzhen, na Província de Guangdong. Iniciou o doutoramento em Outubro de 2002 na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UM, tendo sido seu orientador o Professor Li Yangmin. Desde então publicou 12 artigos em revistas científicas internacionais (8 foram citados pelo SCI/SCIE; e 10 pelo EI), 12 artigos em conferências internacionais (10 estão disponíveis no IEEE Xplore; e 12 no EI) e 3 capítulos em livros (2 foram citados pelo SCIE/EI/DBLP).

A tese de doutoramento de Liu Yugang foi aprovada com a classificação máxima de “Muito Bom com Distinção e Louvor” por unanimidade dos 7 elementos do Júri. O Professor Anthony A Maciejewski, um dos examinadores externos, disse que tinha ficado impressionado pelo alto padrão estabelecido pela UM para a defesa duma tese de doutoramento, e, particularmente, pelos resultados atingidos por Liu Yugang.

O Júri, presidido pelo Professor Rui Martins, Vice-Reitor da UM, teve a seguinte composição: Professor Li Yangmin (UM – orientador), Professor Anthony A Maciejewski (IEEE Fellow, Colorado State University, Estados Unidos), Professor Jun Wang (Chinese University of Hong Kong), Professor João Sequeira (Universidade Técnica de Lisboa, Portugal), Professor I-Ming Chen (Nanyang Technological University, Singapura) e Professor Wong Pak Kin (UM).