O Chefe do Executivo da RAEM nomeou, através dos Despachos n.º 220/2014 e n.º 221/2014, os novos membros da Assembleia e do Conselho da Universidade de Macau (UM). É convicção da UM que, com a liderança efectiva dos novos membros, a instituição continuará a desenvolver-se a bom ritmo. A UM também agradece ao Doutor Daniel Tse Chi Wai, presidente do Conselho da Universidade, que vai aposentar-se, pelo seu grande contributo para a evolução da instituição.

Integram a nova Assembleia da Universidade as seguintes individualidades: Ng Fok; Vitor Ng; Stanley Ho; Lei Pang Chu; Siu Yin Wai; Zhou Li Gao; António Ferreira; Maria Edith da Silva; Ma Iao Lai; Susana Chou; José F. Pereira Chan; Leong Vai Tac; Ho Iat Seng; Joaquim Jorge Perestrelo Neto Valente; Wong Chi Seng; Wong King Keung; Liu Chung Laung; Lao Ngai Leong; Cheng Kar Shing; D. José Lai; Fok Chun-Wan; Kong Tat Choi.

Por outro lado, o novo Conselho da Universidade é composto pelos seguintes membros: Lam Kam Seng Peter, como presidente; Lei Pui Lam, como primeiro vice-presidente; Wong Chong Fat, como segundo vice-presidente; Lau Veng Lin, como tesoureiro; Anabela Fátima Xavier Sales Ritchie; Tong Chi Kin; Ma Chi Ngai Frederico; Kou Kam Fai; Chui Sai Peng; Au Chong Kit; Leong Heng Teng; Ho Iat Seng; Vong Hin Fai; Yeung Tsun Man Eric; Huen Wing Ming Patrick; Choi Koon Shum.

Para a UM, a liderança do Conselho e da Assembleia da Universidade contribui para que a instituição atinja o seu objectivo, a longo prazo, de se tornar uma universidade de ponta, a nível internacional, promovendo, assim, o ensino superior em Macau, na China e no mundo inteiro.

O novo presidente do Conselho da Universidade, Doutor Peter Lam Kam Seng, é um líder de grande prestígio a nível local, nacional e internacional. Como representante da população de Macau, é membro do Comité Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês; é também membro do Conselho Executivo da Região Administrativa Especial de Macau, assim como presidente do Conselho de Administração do Centro de Ciência de Macau, contribuindo, nesses cargos, para o desenvolvimento económico, cultural e do ensino superior de Macau. É de realçar que ao longo dos últimos quatros anos, na qualidade de Presidente da Comissão do Desenvolvimento do Novo Campus, subordinada ao Conselho da Universidade, o Doutor Lam tem vindo a desempenhar um papel de liderança na construção do novo campus e, graças à sua experiência, de vários anos, na área da construção civil e nos cargos de gestão, conseguiu resolver muitas dificuldades que surgiram neste projecto, contributo este que se relevou fundamental para a construção do novo campus da UM.

O actual presidente do Conselho da Universidade, Doutor Daniel Tse Chi Wai, aposentar-se-á no próximo dia 31 de Julho. A UM expressa os sinceros agradecimentos ao Doutor Tse pelos seus contributos significativos para o desenvolvimento da UM nos últimos 13 anos. É de notar que, entre os anos de 2001 e 2006, o Doutor Tse liderou os trabalhos de revisão do Regime Jurídico e dos Estatutos da UM, com vista a criar um modelo de gestão apropriado e a atribuir à UM mais autonomia e flexibilidade. Mais tarde, o mesmo responsável estava envolvido activamente no recrutamento dos dirigentes da instituição. Além disso, participou em todo o processo da construção do novo campus da UM, tendo presidido, em conjunto com os líderes do país e da REAM, à cerimónia de lançamento da primeira pedra em 2009. No decorrer deste projecto, deu diversas sugestões tanto quanto ao planeamento estratégico e como ao processo da construção. Com a sua coordenação e esforço, a UM conseguiu alcançar grandes progressos e êxitos, facto pelo qual a Universidade quer expressar ao Doutor Tse os seus profundos agradecimentos.